A live semanal de Lula da Silva terá seu formato reavaliado para 2024. A chamada “Conversa com o Presidente” fará uma pausa para as festas de final de ano e terá seu modelo e periodicidade repensados.
Desde a estreia, o programa não tem sido bem recebido pelo público. Ao todo, somando as 19 lives, apenas 113 mil pessoas acompanharam ao vivo na internet.
Em 7 de novembro, a transmissão registrou a pior audiência de todas, com 3,7 mil visualizações simultâneas nos perfis oficiais de Lula e do governo, segundo o site Poder360. No final, a live somava 22,3 mil visualizações.
A equipe de Lula descarta a possibilidade de acabar com as transmissões. Segundo informações do Poder360, mesmo com as baixas audiências registradas, o Planalto considera que o programa cumpriu seu papel de pautar a imprensa e criar conteúdos para viralizar nas redes sociais.
De acordo com a avaliação da equipe de comunicação, os algoritmos das redes sociais mudaram, e o formato atual da live não rende tanto.
Nas próximas semanas, nos dias 28 de novembro e 5 de dezembro, Lula cumprirá agenda fora do Brasil, e o programa deve ser realizado de lá. Nos dias 12 e 19 de dezembro, as transmissões também devem ocorrer normalmente. Depois, a live será pausada, ainda sem data para retorno.
O presidente estreou o ao vivo em 13 de junho. Em formato de entrevista com o jornalista Marcos Uchôa e com o uso de câmeras e equipamentos de alta qualidade, as transmissões são feitas nos perfis de Lula no YouTube, no Facebook, Instagram e no Twitter, além dos canais do YouTube do Palácio do Planalto e CanalGov.
O programa é gravado e transmitido sob a supervisão do secretário do Audiovisual da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Ricardo Stuckert, que também é o fotógrafo de Lula.
Em live Bolsonaro chegou a ter quase 1 milhão de visualizações – Apesar do empenho e profissionalização, as lives de Lula, comparadas às de Jair Bolsonaro (PL), têm audiência reduzida. Bolsonaro, que costumava fazer as transmissões nas noites de quinta-feira, chegou a marcar quase 1 milhão de visualizações em uma única live — foram 919 mil views, segundo o UOL. A audiência mais baixa do ex-presidente foi de 330 mil visualizações.
Créditos: Revista Oeste.