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Felipe Massa revela que carros novos exigem mais do físico, mas são mais fáceis.

É só pedir para qualquer piloto comentar sobre como é pilotar os carros novos do Mundial de Fórmula 1 que eles logo abrem um sorriso de orelha a orelha. Afinal, com o aumento da pressão aerodinâmica e a adoção de pneus mais duráve, resultado de um regulamento que busca a queda de 5s no tempo de volta em relação a 2015, todos dizem que está muito mais divertido pilotar.

“Em termos de pilotagem, sem dúvida é mais fácil porque você tem mais aderência. Mas o limite continua sendo o limite”, define o piloto.

A grande dificuldade agora é ficar perto desse limite o tempo todo, principalmente pela demanda física que isso gera. Romain Grosjean, da Haas, revelou que em algumas curvas a cabeça do piloto recebe uma força equivalente a oito vezes a força da gravidade. Com os carros do ano passado, esse número raramente chegava a cinco.

“As corridas vão ser mais rápidas: você vai pilotar no limite o tempo todo. Lógico que o pneu vai degradar e você precisa compreender isso, mas pilotando mais rápido o tempo todo faz com que as corridas sejam mais durasfisicamente. E andando no limite a chance de errar existe”, ponderou Massa.

Uol

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