O exgovernador do Paraná e candidato ao Senado Beto Richa (PSDB) foi preso na manhã desta terçafeira (11) em operação coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do estado. A esposa dele, Fernanda Richa, e seu exchefe de gabinete, Deonlison Roldo, também foram presos. As informações são da GloboNews.
Uma fonte da Polícia Federal confirmou que Richa foi preso, mas disse que a prisão foi realizada pelo Gaeco. A mesma fonte, porém, não soube dizer os motivos da prisão, que são temporárias, ou seja, válidas por um período de cinco dias.
Cerca de 180 policiais federais cumprem 36 ordens judiciais de busca e apreensão, de prisão preventiva e também prisão temporária em Salvador, São Paulo, Lupianópolis, Colombo e Curitiba – estas três últimas cidades no Paraná. Eles apuram denúncias de corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e lavagem de dinheiro. Entre os presos estão o ex-governador do Paraná e candidato ao Senado Beto Richa e a mulher Fernanda,
As irregularidades teriam ocorrido em 2014 e envolvem o chamado Setor de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht para beneficiar agentes públicos e privados no Paraná.
Em contrapartida, a construtora seria favorecida no processo de licitação para duplicação, manutenção e operação da rodovia estadual PR-323 na modalidade parceria público-privada.
O nome de Operação Piloto remete ao codinome atribuído pelo Grupo Odebrecht em seus controles de repasses de pagamentos indevidos a investigados nesta ação policial. Os detidos serão conduzidos à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde permanecerão à disposição da Justiça.