O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, elevou o tom contra o presidente venezuelano ditador Nicolás Maduro nesta quinta-feira (4), durante visita ao Equador. Segundo ele, Maduro é “foragido da Justiça americana” e um “narcoterrorista”.
Rubio afirmou que as acusações contra o líder chavista não são apenas políticas: “Nicolás Maduro é um traficante de drogas e um narcoterrorista, e não sou eu quem diz isso, é um grande júri no estado de Nova York que diz isso”. Para o norte-americano, a Venezuela não é conduzida por um governo, mas por “uma organização terrorista do crime organizado que tomou conta de um território nacional”.
Ele também comentou sobre a ofensiva americana contra o narcotráfico. “Não estamos apenas perseguindo traficantes de drogas com lanchas… O presidente (Donald Trump) disse que quer travar uma guerra contra esses grupos (narcoterroristas)”, declarou.
Rubio citou ainda o recente ataque a uma embarcação que transportava drogas da Venezuela, tripulada por integrantes do grupo criminoso ‘Tren de Aragua’: “Em vez de interceptá-la, por ordem presidencial, nós a explodimos. E isso vai acontecer novamente. A questão é que o presidente vai travar uma guerra contra as organizações narcoterroristas”.
O governo venezuelano, em contrapartida, afirmou que o vídeo da explosão foi manipulado por inteligência artificial.
Foto: reprodução; Fonte: Veja