Três espetáculos estão em cartaz nesta terça-feira (19) no Centro Cultural Casa da Pólvora, no Centro Histórico da Capital. A entrada é gratuita e tem início às 19h30. Um dos espetáculos mais esperados é “A Mulher Monstro”, baseado na Mulher Monga (Konga) dos parques e circos nordestinos. Foi inspirado no conto Creme de Alface, do autor Caio Fernando de Abreu, escrito em 1975, no período da ditadura militar, e lançado apenas em 1994.
Em cena, está o ator José Neto Barbosa, que também compôs o figurino e a cenografia do monólogo, que conta com a iluminação, sonoplastia e coordenação de palco de Sérgio Gurgel Filho. Durante todo o espetáculo, o ator fica preso em uma jaula com menos de 2 metros, iluminado por luzes domésticas numa mesa artesanal de operações.
O texto do espetáculo é um recorte baseado nos comentários coletados por José Neto na internet, em um processo que começou em 2015. Com o passar dos anos, a peça acabou se tornando uma crítica à atual presidência e, com isso, ganhou tanto apoiadores como detratores, gerando inclusive situações de tensão.
No local, haverá ainda a encenação do espetáculo “Binóculos”, com direção e atuação de Líria Moraes, a partir das 19h30, e ainda a peça “O Andarilho da Utopia” do grupo Off-sina do Rio de Janeiro.
AnimaCentro – Todas as atividades que acontecem no Centro Cultural Casa da Pólvora, no Centro Histórico, fazem parte do programa AnimaCentro, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Fundação Cultural, fruto de uma política de apoio e ocupação do Centro Histórico da cidade de João Pessoa que visa levar arte, cultura e lazer gratuitos à população.
com secom/pmjp – foto: secom/divulgação