Emoção e muita devoção marcaram a caminhada da imagem de Santa Isabel, na tarde desta segunda-feira (4) – data em homenagem a Santa, pelos corredores, enfermarias e UTIs do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI). Considerada a Santa dos enfermos, ela é padroeira da unidade hospitalar, que é administrada pela Prefeitura de João Pessoa.
Durante a caminhada, conduzida pelo Monsenhor Ednaldo Araújo dos Santos, capelão do Santa Isabel, houve bênçãos aos pacientes, servidores e fiéis. Monsenhor lembrou a luta de Santa Isabel pelos pobres e doentes e ressaltou que a caminhada era uma homenagem pelo seu dia. “Hoje, Dia de Santa Isabel, é uma data para abençoar a todos, pedir sua intercessão pelos enfermos e todos que trabalham no hospital”, disse.
A passagem da imagem, acompanhada de hinos e orações, emocionou internos do hospital, a exemplo de dona Maria Coutinho, de 66 anos, que vai passar por um procedimento cirúrgico nesta terça-feira (5). “É muito bom a gente receber a palavra de Deus. Fortalece muito a gente”, disse. Logo após a caminhada foi realizada uma missa celebrada na Capela do Santa Isabel.
Quem foi – Santa Isabel nasceu na Espanha em 1271, mas tornou-se rainha consorte de Portugal ao se casar com Dom Diniz. Muito cristã, ela dedicou sua vida aos pobres e enfermos e, por conta de sua caridade, foi criada em sua volta uma lenda de santidade. Vários milagres foram atribuídos a Santa, como a cura de leprosos e transformação de moedas e pães em flores. Por isso, ela também é conhecida como a Santa das Flores.
Santa Isabel foi beatificada pelo Papa Leão X, em 1516, e canonizada pelo Papa Urbano VIII, em 1625. O dia dedicado a Santa é 4 de julho, data da sua morte, em 1336.