Em João Pessoa

Emlur coletou 40 toneladas de resíduos nas praias de João Pessoa nos últimos 7 dias

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) coletou, nos últimos sete dias, aproximadamente 40 toneladas de resíduos na faixa de areia em todo o litoral de João Pessoa. Participaram da ação 40 agentes de limpeza. O serviço tem sido intensificado desde a última sexta-feira (16), devido ao aparecimento de grandes quantidades de resíduos, provavelmente trazidos de outros estados pelo mar.

Foram encontrados diversos tipos de materiais plásticos, como brinquedos, utensílios domésticos – a exemplo de restos de chuveiros e tampa de vaso sanitário, utensílios de cozinha – panelas e tábua de carne, além de calçados e vegetação de mangue. Todos os resíduos foram transportados ao Aterro Sanitário.

“Intensificamos a limpeza nas praias, que é permanente, em razão do aparecimento excessivo de resíduos, provavelmente trazidos de outros estados pela água do mar. A Emlur está vigilante e atuando mais energicamente para evitar danos ao meio ambiente”, afirma o superintendente-executivo da Emlur, Igo Morais.

A limpeza nas praias conta com o apoio de vários grupos de voluntários e da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que está investigando a origem dos resíduos que estão surgindo na faixa de areia. A pesquisa está sendo feita com representantes das secretarias de Meio Ambiente das cidades do Conde e de Cabedelo, que integram a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma).

As equipes realizaram vistorias em desembocadouros de rios e em maceiós. A hipótese atual é de que o lixo vem de outros estados, transportados à faixa de areia de João Pessoa por uma série de marés altas e correntes marinhas.

Mais popular