Vitor Belfort tem apenas mais uma luta prevista em seu contrato com o Ultimate. E o brasileiro irá entrar no octógono, possivelmente pela última vez, contra Nate Marquardt, no UFC 212, marcado para o dia 3 de junho, no Rio de Janeiro . A informação do acerto verbal entre as duas partes foi apurada pelo Combate.com junto a fontes próximas à organização. O contrato, no entanto, ainda não foi assinado.
A incerteza da presença de Anderson Silva no card do evento, por conta da suspensão de Kelvin Gastelum por doping após a luta contra o próprio Belfort, fez com que o UFC buscasse um novo nome de peso, como Vitor Belfort, para manter em alta o interesse do público no torneio. A luta veio a atender um desejo do próprio Vitor, que havia pedido ao UFC que sua última luta fosse em sua cidade natal.
Após ser nocauteado por Kelvin Gastelum, no UFC Fortaleza, em 11 de março, Belfort já havia manifestado o desejo de encerrar a sua carreira no Rio de Janeiro, sua cidade natal. Aos 40 anos, o “Fenômeno” tem 25 vitórias e 14 derrotas em seu cartel.
Seu adversário também é veterano do esporte. O americano, de 37 anos, é ex-campeão do Strikeforce e atravessa momento conturbado – perdeu sete das últimas dez lutas na carreira, a última diante de Sam Alvey.