Comportamento

Dia Nacional da Recreação é comemorado neste sábado 12 de setembro

Neste sábado é comemorado o  “Dia Nacional da Recreação”.. Embora a data não seja oficial, é comemorada no país inteiro por profissionais da área. Não se sabe ao certo o motivo da escolha do dia 12 de setembro, como o dia da celebração. 

A Associação Brasileira de Recreadores, uma entidade sem fins lucrativos, sugere que a data pode ter relação com o dia 12 de outubro. Seria uma data que antecede o dia das crianças. 

Mesmo sem saber o real motivo da escolha da data e como essa comemoração se disseminou, os recreadores seguem celebrando o “Dia Nacional da Recreação”. Aassociação escreveu o seguinte sobre o objetivo que o dia deveria ter se fosse oficializado: 

“O dia 12 de setembro tem como objetivo um momento para refletir a recreação, bem como, incentivar os recreadores e futuros recreadores a disseminar as boas práticas da recreação, com excelência e sabedoria em todas as ações, e por fim, valorizar a recreação com um dia específico a ser comemorado e lembrado pelos pares e por toda a comunidade”. 

Ao fazer uma bre pesquisa sobre o significado da palavra “recreação”, logo aparecem as seguintes definições: passatempo, brincadeira, distração, diversão, entretenimento, jogo, lazer, recreio. 

A atividade é utilizada em escolas para fazer com que as crianças gastem energia, melhorem suas relações com colegas, relaxem e ainda aprendam conteúdos específicos. Através da recreação é possível atingir diversos objetivos, aprimorar motricidade fina e ampla, são alguns deles. 

Com todas as mudanças que estamos vivenciando devido a atual pandemia de Covid-19, assim como outras atividades escolares, a recreação foi suspensa. As escolas passaram a encaminhar para as famílias o passo a passo para realizarem as atividades em casa com os filhos. 

Dependendo da idade das crianças, as atividades podem variar entre ligar pontos, recortes e colagens, criação de brinquedos com materiais reciclados e circuitos de atividades, como pular corda, bambolês ou contornar cones. Porém a instrução principal dos recreadores escolares, se refere à participação dos pais nas atividades.

Que tal aproveitar o final de semana para passar um tempinho com as crianças? Confira algumas dicas de atividades para fazer com as crianças em casa:

Massinha de modelar comestível

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de sal
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • corante alimentício ou suco em pó para colorir a massa

Misture primeiro os ingredientes secos, após adicione o óleo, o vinagre e um pouco de água, com as mãos continue misturando e acrescentando a água aos poucos até obter uma massa homogênea. Se for usar o corante, acrescente neste momento. Assim que ela ficar completamente lisa e desgrudando das mãos está pronta para o uso.

Continue a história – Esta atividade une o universo online ao offline. Para isso, separe alguns dos brinquedos favoritos do seu filho e algum trecho de filme, desenho ou história que ele goste. No canal TotoyKids, por exemplo, é possível encontrar diversos vídeos com diferentes enfoques. Dê o play, deixe que a criança assista, e em determinado ponto pause. Em seguida, peça para que a história seja continuada a partir dali com os próprios brinquedos. “Essa é uma atividade que desenvolve a imaginação e o pensamento lógico da criança, apontada como algumas das principais habilidades para este século”, afirma Isa Vaal.

Vista o personagem – Para esta atividade, papelão, recortes de personagens, cola, papel sulfite, tesoura e lápis de cor são os materiais necessários.

  • 1º passo: Cole os personagens escolhidos sobre o papelão.
  • 2º passo: Recorte o papelão para que ele tenha a forma do personagem.
  • 3º passo: Coloque o personagem de papelão sobre a folha de sulfite e desenhe o contorno do corpo. Faça este contorno em quantas folhas achar necessário.
  • 4º passo: Deixe que a criança desenhe diferentes trajes para o personagem.
  • 5º passo: Recorte o desenho do papel sulfite, lembrando de deixar dois “ganchinhos” em cima para encaixar no papelão. 

“Esta atividade permite que os pais façam uma viagem ao passado e relembrem sua infância, ao mesmo tempo que se divertem e investem um tempo de qualidade com os filhos, estimulam a criatividade de modo lúdico”, conta a psicóloga.

CC – Sabrina Borges

Mais popular