Política Paraibana
Deputado Fábio Ramalho anuncia filiação ao PSD
O deputado estadual Fábio Ramalho confirmou sua desfiliação do PSDB e a entrada no PSD, partido que na Paraíba é liderado por Pedro Cunha Lima. Nos bastidores da política estadual, a mudança é interpretada como um movimento estratégico e parte do processo de reorganização das forças de oposição com foco nas eleições de 2026.
Até então presidente estadual do PSDB, Fábio deixa a legenda que marcou sua trajetória política. Foi pelo partido que se elegeu deputado estadual e exerceu dois mandatos consecutivos como prefeito de Lagoa Seca. Segundo interlocutores, a decisão foi tomada em meio a um diálogo respeitoso, motivada pela admiração à família Cunha Lima e pela avaliação de que este é o momento de fortalecer um projeto coletivo da oposição no estado.
Mesmo em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba, o parlamentar consolidou-se como uma das principais lideranças da região polarizada por Campina Grande, com expressiva aceitação eleitoral na Rainha da Borborema e em cerca de 70 municípios do compartimento da Borborema. Em Lagoa Seca, deixou a gestão municipal com índice de aprovação superior a 94%, o maior já registrado por um prefeito do PSDB na Paraíba.
Com a filiação ao PSD, Fábio Ramalho passa a figurar entre os principais nomes do partido na disputa pela reeleição à Assembleia Legislativa. Paralelamente, seu nome ganha projeção nas discussões sobre a composição da chapa majoritária para 2026.
Com Romero Rodrigues descartando a possibilidade de concorrer à vice-governadoria e Pedro Cunha Lima sinalizando preferência por atuar na coordenação política e estratégica da campanha, Fábio Ramalho desponta nos bastidores como a principal indicação do grupo Cunha Lima para a vaga de vice-governador, em eventual chapa liderada pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.
Ao ser questionado sobre essa possibilidade, o deputado mantém uma postura cautelosa, evitando confirmações ou negativas. Internamente, porém, a avaliação é de que Fábio reúne atributos considerados decisivos para o posto, como densidade eleitoral, capacidade de articulação e trânsito político em diferentes regiões da Paraíba.
Fonte: ParlamentoPb