Notícias

Decisão do BC deve obrigar Nubank a mudar de nome; Saiba detalhes

O Nubank reconheceu, em comunicado divulgado na sexta-feira (28), que, apesar do nome comercial, não é uma instituição bancária e poderá ter de retirar o termo “bank” de sua marca.

A possibilidade foi levantada após a edição de uma nova regra para o setor financeiro, que restringe o uso de expressões típicas de bancos por fintechs e demais empresas que não possuem licença para operar como instituição bancária.

A Resolução Conjunta publicada pelo Banco Central (BC) e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) determina que empresas de pagamento sem autorização para atuar como banco ficam proibidas de utilizar palavras como “banco” ou “bank” em nome empresarial, nome fantasia ou endereço na internet.

Segundo os órgãos reguladores, o objetivo é garantir transparência e deixar claro ao consumidor quais serviços cada instituição está habilitada a prestar. Para isso, foi fixado um prazo de 120 dias para que empresas que utilizam denominações inadequadas se ajustem às exigências.

O Nubank, cujo nome oficial é Nu Pagamentos S.A. , afirmou que a mudança se limita ao aspecto nominal e não afeta produtos, serviços ou funcionalidades já oferecidos aos clientes, preservando o funcionamento habitual da plataforma.

Veja nota na íntegra do Nubank:

“O Nubank informa que suas operações e a oferta de seus produtos e serviços seguem normalmente, sem nenhum impacto para os clientes.

A companhia está ciente da Resolução Conjunta nº 1/2025, do Banco Central do Brasil e do Conselho Monetário Nacional, que regula a utilização de expressões que remetam à atividade bancária por instituições não bancárias.

O Nubank reforça, ainda que a norma diz respeito apenas ao nome das instituições e não aos serviços prestados e que conta com todas as licenças necessárias para oferecer os produtos atualmente disponíveis aos seus mais de 100 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia.

A empresa seguirá colaborando com o Banco Central do Brasil e demais reguladores para a plena adequação à nova resolução, sempre com o compromisso de manter a transparência e a melhor experiência para seus clientes.

Nubank 28 de novembro de 2025”.

Mais popular