Eurocopa

Cristiano Ronaldo chora em campo, mas Portugal bate a Eslovênia nos pênaltis e avança às quartas da Eurocopa

Portugal está nas quartas de final da Eurocopa! Na tarde desta segunda-feira (1º), em duelo pegado e com empate sem gols, a seleção portuguesa venceu a Eslovênia por 3 a 0 nos pênaltis e conquistou a vaga para a próxima fase.

A equipe enfrentará, agora, a França, que eliminou a Bélgica mais cedo. Na mesma chave, Alemanha e Espanha fazem o outro duelo por vaga na semifinal.

Os portugueses tiveram o domínio do jogo durante todo o tempo, mas encontravam dificuldades na criação. Durante o primeiro tempo, grande parte das tentativas vinha de cruzamentos dos lados tentando encontrar Cristiano Ronaldo na área.

Mas as principais chances vinham de outras formas. Aos 38, em cobrança de falta próxima da área, CR7 buscou o ângulo, mas a bola foi por cima do gol, raspando o travessão.

Nos acréscimos da etapa inicial, depois de troca de passes na entrada da área, João Palhinha arriscou chute rasteiro, mas a bola explodiu na trave e saiu em tiro de meta.

Na volta para a segunda etapa, as principais oportunidades seguiam vindo de chutes de fora da área. Aos 9 minutos, Cristiano teve nova falta frontal, chutou forte, mas Jan Oblak espalmou.

Com Portugal não conseguindo furar o bloqueio rival, a Eslovênia começou a buscar mais os contra-ataques, mesmo que sem grande sucesso de chegar na área rival.

Aos 44, quem puxou bom contra-ataque foi o time português. Diogo Jota lançou Cristiano Ronaldo na área, o camisa 7 chutou firme, mas em cima de Oblak, que nem rebote deu. O empate persistiu, e o jogo foi para a prorrogação.

A partida seguia muito tensa, com poucas chances criadas. Até que, aos 12 do primeiro tempo, Diogo Jota partiu para cima da defesa e foi derrubado dentro da área por Drkusic.

Ainda sem conseguir balançar as redes nessa Euro, Cristiano Ronaldo foi para a cobrança e seguiu na seca, com Jan Oblak pulando no seu canto esquerdo e fazendo a defesa. A falha pesou para o craque português, que chorou copiosamente no intervalo e teve que ser consolado pelos companheiros.

O lance abateu a seleção portuguesa. No início do segundo tempo, Pepe falhou feio, Benjamin Sesko saiu cara a cara com Diogo Costa, mas o goleiro foi bem e fez defesa com os pés para salvar a equipe.

Como a partida seguiu com empate sem gols, a definição da vaga foi para os pênaltis. Ilicic abriu a disputa vendo Diogo Costa fazendo a defesa. CR7 converteu na sequência e pediu perdão pelo erro no tempo regulamentar.

Logo depois, o goleiro português fez novas defesas, dessa vez nos chutes de Balkovec e Verbic. Bruno Fernandes e Bernardo Silva fizeram o dever de casa e garantiram a classificação.

Próximos jogos de Portugal:

França: 5/7, 16h (de Brasília) – quartas de final da Eurocopa;

Próximos jogos da Eslovênia:

Áustria (F): 6/9, 15h45 (de Brasília) – Uefa Nations League.

Fonte: ESPN – Foto: Uwe Anspach

Mais popular