Vacinação

Crianças já podem ser cadastradas para vacinação contra Covid-19 no Aplicativo ‘Vacina JP’

Muitos pais e responsáveis estão procurando os postos de saúde para vacinar suas crianças. Uma adesão importante e em um momento em que há um aumento nos números de casos de crianças com síndromes gripais em João Pessoa. Para dar celeridade ao processo de vacinação dos pequenos, que não precisa ser agendado, nos serviços e evitar aglomeração, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que seja feito o cadastro das crianças pelo aplicativo ‘Vacina JP’ ou pelo site vacina.joaopessoa.pb.gov.br.

“Para mais agilidade no momento no processo de vacinação, os pais ou responsáveis podem fazer um pré-cadastro das crianças. Para isso, precisam ter em mãos além dos dados pessoais, o número do Cartão do SUS ou CPF e endereço. Caso a criança não tenha esses documentos, no momento da vacinação, os técnicos fazem o cadastro de forma manual”, informou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Zenaide Soares levou a filha Rafaela de 10 anos para tomar a vacina na Policlínica Mandacaru e lá foi orientada a fazer o cadastro pelo aplicativo. “Recebi a orientação e a partir de agora terei acesso aos dados da minha filha pelo próprio aplicativo, assim como acompanhar o momento da segunda dose dela também”, disse a mãe.

“Eu estou um pouco ansiosa. Na verdade, estava muito receosa já que é tudo novo para mim e para ela, mas este um momento muito importante e que trará segurança para minha filha que está sendo imunizada. Busquei informação sobre a vacinação em crianças e hoje trouxe minha filha. É o momento dela”, completou a mãe.

Documentação exigida – Para receber a primeira dose da vacina, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a D2 e D3, é necessário o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e imunossuprimidos. Já crianças de 5 a 11 anos não precisa de agendamentos, mas os pais e responsáveis podem fazer o pré-cadastro no aplicativo ‘Vacina JP’.

Balanço – Para o público infantil, a vacinação teve início no dia 16 de janeiro e cerca de 72 mil crianças deverão ser imunizadas na Capital, com a ampliação da faixa etária de 5 a 11 anos. Neste grupo, estão sendo administrados o imunizante da Pfizer, com dose reduzida, que equivale a 1/3 da dose normal, e da Coronavac. Ao todo já foram vacina contra a Covid-19 em 25.306 crianças nos serviços de saúde, da faixa etária de 5 a 11 anos. O dado equivale a 34,95 % do público-alvo. Nas escolas já foram 17.068 doses das vacinas em crianças e adolescentes.

Dúvidas – A Prefeitura disponibiliza dois números de contato para auxiliar os cidadãos que estão com dificuldades para realizar cadastro, agendar vacinação ou outras dúvidas relacionadas ao aplicativo Vacina JP. Nesses casos, a população pode ligar ou enviar mensagem via WhatsApp para os números: (83) 98600-4815 ou (83) 98699-2917. O horário de atendimento desse serviço é de segunda a sábado, das 8h às 19h. Outra forma de contato é através do endereço de e-mail: vacinajp@gmail.com.

Mais popular