A Secretaria de Cultura da Paraíba (Secult-PB) anunciou que vai realizar concurso público, com 33 vagas, no segundo semestre de 2024. A informação foi divulgada pelo secretário de Cultura do estado, Pedro Santos, num programa de Rádio desta quinta-feira (20).
É o primeiro da história da Secult-PB e a previsão é que o edital seja publicado no segundo semestre pela Secretaria de Administração, que está na fase de seleção de banca.
As oportunidades são para diversas áreas, entre elas, antropologia, paleontologia, arqueologia, arquivologia, produção cultural, historiador, dança, teatro, música, circo, cinema.
Durante o programa, Pedro Santos também destacou o investimento do Governo do Estado nos festejos juninos, que alcançou R$ 44 milhões a partir de editais, contribuindo com as quadrilhas, barraqueiros, Parque do Povo, convênios com prefeituras, saúde.
“Nunca antes na história tivemos um investimento dessa magnitude. O governador sabe que a festa tem um impacto muito grande e fortalece nossa identidade cultural”.
Forró autêntico ou de plástico – Sobre a invasão do chamado ‘forró de plástico’, o secretário Pedro Santos afirmou que há espaço para todo mundo. “Somos democráticos, mas sempre conversamos com os gestores municipais sobre isso. No São João o que nos constitui é o forró. Sempre buscamos fazer essa sensibilização”.
Ele destacou que, em vários municípios, acontecem festas multiculturais e observou. “Seria estranho ir para o Carnaval de Recife se não tocasse frevo. Então, no São João tem que ter forró. O poder público tem que assumir um compromisso. Temos gente boa na Paraíba fazendo forró pé de serra e é bom que estejam nas nossas festas”.
Pós-graduação – Para quem trabalha na área de produção cultural, a Secretaria de Cultura, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vai abrir, no mês de julho, matrículas para a primeira graduação lato sensu em gestão e produção cultural, com 150 vagas.
O secretário destacou que é uma pós-graduação à distância que dará aos estudantes o título de especialista. “Ao longo dela, teremos quatro encontros presenciais. Para isso, o governo libera uma bolsa. Vai haver cotas de vagas por região, ou seja, todas as regiões da Paraíba serão contempladas”, completou.
Fonte: ClickPB