A campanha de vacinação contra raiva animal em João Pessoa começou nesta segunda-feira (27). Será possível vacinar os animais não apenas no Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, no Jardim Cidade Universitária, mas também em postos itinerantes que serão distribuídos pela cidade, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
É preciso que o dono do cachorro ou gato leve o cartão de imunização do animal para o posto, no entanto, aqueles que não tiverem o cartão vão receber o comprovante de vacinação. Caso seja a primeira dose, o proprietário deve ficar alerta para a segunda, que deve ser tomada após 30 dias.
Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria, Nilton Guedes, todo cão e gato deve ser vacinado uma vez por ano. Mesmo aqueles que estão debilitados, devem ser levados até os pontos de imunização para que a equipe possa avaliar o caso e dar as orientações necessárias.
Os postos itinerantes de vacinação vão realizar os atendimentos das 8h às 12h, seguindo uma programação nos locais da cidade onde há maior concentração de cães e gatos. Já no Centro de Zoonoses, a imunização poderá ser feita das 8h às 17h, conforme informado pela SMS.
A meta é imunizar 80% da população canina da capital paraibana, o que representa cerca de 60 mil cachorros. Já em relação aos gatos, a SMS informou que o Ministério da Saúde não estabeleceu uma meta.
A campanha acontece até o dia 22 de setembro, quando será realizado o “Dia D”, com 200 postos de vacinação distribuídos pela capital paraibana, segundo a Secretaria.
A Secretaria ainda declarou que a programação dos postos itinerantes deve ser divulgada gradativamente, porém, nesta terça-feira (28), estarão no Centro de Cidadania de Mandacaru, na Praça do Padre Zé e no Ginásio Guarani, no bairro do Roger. Na quarta-feira (29) estarão na avenida Vale das Palmeiras, no bairro Cristo Redentor e na Associação dos Moradores do bairro Colinas do Sul.
G1/pb