EUA

Colégio Eleitoral confirma Joe Biden como presidente dos Estados Unidos

O democrata Joe Biden foi confirmado nesta segunda-feira, 14, presidente eleito dos Estados Unidos da América. Conforme define o sistema norte-americano, a disputa pela presidência da República passa pelo chamado Colégio Eleitoral, em que delegados — escolhidos pela votação geral de cada Estado — registram seus votos. Entre delegados, o embate está com 306 votos para Biden. Atual presidente e candidato a reeleição, o republicano Donald Trump figura com 232 votos.

Os votos dos delegados confirmaram as projeções da votação realizada em 4 de novembro. No decorrer dos dias e das semanas subsequentes à data final do pleito, Estados foram confirmando resultados que indicavam a vitória de Biden — apesar de contestações feitas por Trump e outros integrantes do Partido Republicano. Em relação ao pleito de 2016, quando Trump venceu Hillary Clinton, os democratas reconquistaram os delegados de cinco Estados norte-americanos: Arizona, Geórgia, Michigan, Pensilvânia e Wisconsin.

Maior colégio eleitoral dos Estados Unidos, a Califórnia foi o penúltimo Estado a divulgar os votos de seus delegados na eleição para presidente. Na decisão de hoje, todos os 55 delegados locais confirmaram a preferência do eleitorado pelo democrata Joe Biden, conforme informou o site do jornal The New York Times. Localizada na costa oeste dos Estados Unidos, a Califórnia é a base da vice-presidente eleita: Kamala Harris. Senadora desde 2017, ela já atuou como procuradora da cidade de São Francisco e procuradora-geral do Estado.

O Havaí é o único Estado a ainda não ter divulgado os votos de seus delegados, o que deve ocorrer na noite de hoje. Caso os quatro delegados confirmem votos em Biden, a disputa do Colégio Eleitoral acabará em 306 X 232.

Mais popular