Notícias

Cofre cheio: PMJP já aplicou 103 mil multas neste ano

Segundo informações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), a prefeitura da capital aplicou na cidade de João Pessoa mais de 103 mil multas entre janeiro e setembro deste ano. Das dez principais autuações, cinco são consideradas graves, quatro médias e uma delas gravíssima.

Entre o primeiro dia de janeiro e o dia 06 de setembro deste ano a principal infração que gerou multas foi transitar em velocidade até 20% superior à máxima permitida, considerada infração média. No total foram 55.923 ocorrências deste tipo. A segunda maior infração foi estacionar o veículo em locais e horários proibidos.

Foram 11.670 ocorrências, infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Estacionar o veículo no passeio, considerada grave, foi a terceira infração que mais gerou multas em João Pessoa: 11.075, seguido por] transitar em velocidade entre 20% e 50% superior à máxima permitida, também considerada uma infração grave. No total foram 7.440 ocorrências deste tipo. Infração gravíssima, avançar no sinal vermelho foi a 5ª irregularidade que mais gerou autuações até setembro deste ano, um total de 5.363.

Outras infrações foram: parar sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso (4.456 multas, considerada infração média); falta de uso de cinto de segurança (2.230, considerada infração grave); O superintendente da Semob, Carlos Batinga, avalia que o número de multas ainda é menor que o das infrações.

Uma dessas infrações altas e pouco autuadas, segundo Carlos Batinga, é dirigir veículo utilizando telefone celular, que gerou 2.170 multas no total.

Mais popular