Chuvas

Chuvas: Chegam a 107 as mortes no grande Recife e tragédia iguala total de vítimas da cheia de 1975

Na década de 70, enchente inundou 80% do Recife. Entretanto, em 1966, Pernambuco teve um desastre com um número ainda maior de óbitos: 175 pessoas perderam a vida devido a uma enchente na capital. 

A confirmação da 107ª morte por causa das chuvas no Grande Recife igualou a tragédia deste ano ao número de vítimas da cheia de 1975 , quando também foram registrados 107 óbitos. Ainda assim, o maior desastre ocorrido em Pernambuco continua sendo a enchente de 30 de maio de 1966, na qual 175 pessoas perderam a vida. 

Na tarde desta quarta-feira (1º), foi encontrado um corpo no local onde uma barreira deslizou na Vila dos Milagres, na Zona Oeste do Recife . Essa vítima ainda não entrou nas estatísticas oficiais, já que o balanço mais recente do governo do estado, divulgado às 11h, trazia o registro de 106 mortes.

Além desse número de óbitos, o temporal deste ano deixou mais de 6 mil pessoas desabrigadas. Essa tragédia já é considerada o maior desastre do século 21 em Pernambuco. 

A conhecida cheia de 1975 ocorreu em julho, no pico da temporada chuvosa, enquanto o desastre deste ano aconteceu no início desse período de chuvas, em maio. 

Nas maiores cheias do século passado, tanto a de 1966 quanto a de 1975, o Rio Capibaribe transbordou. Segundo historiadores, a maioria das vítimas morreu, principalmente, por afogamento, por problemas cardíacos e por contaminação de água. (g1)

Mais popular