O novo superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto que assumiu o cargo no dia 18 de setembro, destacou, neste final de semana, que a modernização da Companhia e a interiorização dos serviços são principais metas de sua gestão à frente do órgão.
Barreto revelou que irá trabalhar para alocar mais recursos e poder implementar, em sua totalidade, o projeto de melhoria e expansão do atual sistema de trens da Região Metropolitana da capital.
Barreto substitui o ex-superintendente Wladme Macêdo, que ficou 18 meses a frente da CBTU no Estado, cargo que também já foi ocupado por Lucélio Cartaxo (PSD). Barreto foi indicado para o cargo pelo deputado federal e ex-ministro das cidades Aguinaldo Ribeiro (PP).
Dar seguimento a modernização da CBTU João Pessoa é a primeira meta do superintendente, Paulo Barreto, que conta com os dois Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e aguarda a chegada de mais seis composições para completar o sistema.
“Além dos 6 VLTs que iremos receber, também vamos construir mais quatro novas estações e reformar as 12 estações já existentes, em prol do bem-estar do nosso usuário” afirmou.
Segundo Barreto, as novas estações serão: uma entre Bayeux e Várzea Nova; Estação Tibiri, Estação IFPB e Estação Shopping Pátio Intermares. Além disso, as estações de Bayeux e Jacaré serão relocadas. E também haverá uma recuperação da via permanente e a troca de trilhos e dormentes.
“Os recursos para essas construções e reformas já estão englobados no PAC 2014, no valor de R$ 186 milhões, e desse valor R$ 46 milhões estão liberados para este ano de 2015”, revelou.
O novo superintendente contou que outra prioridade é a interiorização do sistema. “Já houve uma visita técnica em Campina Grande com representantes do Ministério das Cidades e o prefeito Romero Rodrigues. A prefeitura de Campina solicitou a Fundação Getúlio Vargas um estudo de viabilização para a implantação do VLT. Isso é muito bom, pois em Campina teríamos 15 km de via, que vai do Condomínio Aluízio Campos até o Araxá, próximo das universidades”, contou Barreto.
Inclusive, ele pretende marcar uma reunião com o Prefeito Romero Rodrigues para saber como está o andamento desses estudos.
Outra forma de interiorização da CBTU João Pessoa é expandir o sistema em mais 4 km de extensão até as proximidades de Cruz do Espírito Santo. Contudo, a malha ferroviária é uma concessão da Transnordestina, e neste caso a CBTU tem que solicitar permissão. Para todos esses investimentos, Paulo Barreto, pretende lutar por mais recursos, por exemplo, através de emenda parlamentar.