A mudança era dada como certa, mas ainda não havia sido confirmada oficialmente. Sem Thiago Silva, suspenso por ter levado o segundo cartão amarelo na partida contra a Colômbia, o capitão da seleção brasileira na semifinal da Copa do Mundo, nesta terça-feira, contra a Alemanha, em Belo Horizonte, será mesmo o seu companheiro de zaga, David Luiz.
A mudança era esperada, apesar de Luiz Felipe Scolari, antes mesmo da convovocação final, ter anunciado que a seleção tinha quatro capitães: Thiago Silva, David Luiz, Júlio César e Fred.
Desde que a seleção se reuniu para a Copa, porém, David Luiz se destacou. Por onde a equipe passou na Copa, o zagueiro esteve sempre entre os mais lembrados pelos torcedores. Carismático, o jogador, que deixou o Brasil como um ilustre desconhecido, virou um campeão de popularidade.
As atuações e atitudes em campo justificam a moral com a torcida. Além disso, a atitude do zagueiro em campo mostrou que o posto de principal líder já vinha sendo ocupado por ele informalmente. Nesta terça-feira, será seu de fato.
Desde que foi convocado pela primeira vez, para um amistoso contra os EUA, em 2010, David Luiz já acumula 41 jogos pela seleção brasileira.
uol.com