Corrida Presidencial
Cartilha sexual infantil exposta por Bolsonaro circulou em escolas do DF
Uma reportagem da sucursal da Rede TV! no Distrito Federal, datada de 2014, abordou o constrangimento de pais de alunos e professores diante da chegada em escolas do DF da cartilha “Aparelho Sexual & Cia”, da Companhia das Letras, repleta de ilustrações consideradas obscenas pelos pais.
A cartilha foi “colocada à disposição dos professores”, mas seu objetivo evidente era o de uso em sala de aula, afinal, todas as ilustrações e a própria linguagem da cartilha tinham uma conotação infantil. A reportagem informa que os pais, estarrecidos, iniciaram um abaixo assinado contra a presença da cartilha nas escolas.
Outras reportagens de jornais da época comprovam que a cartilha – exposta em rede nacional pelo presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), em sabatina no Jornal Nacional – realmente circulou pelas escolas.
Em nota, a Companhia das Letras defendeu a Cartilha:
A editora Companhia das Letras reitera que confia no conteúdo do livro Aparelho sexual e Cia, uma obra que enfoca todos os aspectos da sexualidade, com sólida base pedagógica e rigor científico. Justamente por sua seriedade e pela importância do tema — cuja dificuldade de tratamento foi superada pela leveza na abordagem de assuntos como a paixão, as mudanças da puberdade, a contracepção, doenças sexualmente transmissíveis, pedofilia e incesto —, a obra foi publicada em 10 línguas, vendeu mais de 1,5 milhões de exemplares no mundo, e foi transformada em exposição, que ficou em cartaz duas vezes na Cité des Sciences et de l’Industrie, em Paris, e viajou por 7 anos pela Europa, sem que tivesse recebido qualquer acusação ou reprimenda.