Política
Cartaxo oficializa abertura do ano letivo nas 95 escolas da rede municipal de ensino na Capital
“Em pouco mais de um ano conquistamos grandes avanços na educação, como a concessão de passe livre e o andamento da construção de 11 novos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) em nossa Capital, que chegarão a 44 em quatro anos”, listou o prefeito Luciano Cartaxo. “Mas temos a compreensão de que, sem a valorização do professor, nada disso possui valor. Que, a partir de amanhã, vocês entrem em sala de aula com o coração aberto e pronto para receber as crianças e cumprir essa missão que lhes foi dada. A educação se faz com investimentos, mas principalmente com muito amor”, complementou.
Para o secretário municipal da Educação, Luiz Souza Júnior, o início de um novo ano letivo representa um grande desafio, tanto para os profissionais quanto para as crianças. “Notamos as suas dificuldades, suas limitações e os problemas que precisam enfrentar. Mas ao final do ano também podemos notar o quanto elas se desenvolveram e percebemos que também somos responsáveis por moldar estas crianças. Hoje queremos fazer um chamado para compreendermos estes desafios, mas temos a confiança de que não há neste estado uma rede de professores mais capaz do que a nossa”, declarou.
De acordo com a secretária adjunta da Educação, Edilma Ferreira, o encontro é uma oportunidade para refletir sobre práticas e reassumir o compromisso com a educação. “Este é um momento de acolhida e de carinho com os profissionais para que possamos fazer o diferencial na educação. Queremos abrir as portas das nossas escolas com este mesmo clima de harmonia e bem-estar”, afirmou.
Diálogo – O presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação de João Pessoa, Daniel de Assis, destacou a importância de se manter um diálogo permanente com os profissionais. “Preciso ouvi-los, pois são pessoas que estão no chão da sala de aula e que sabem o que realmente é preciso para que possamos avançar. A Educação de João Pessoa é feita por profissionais sérios e competentes, que têm a visão crítica da sua área de atuação”, declarou.
Os profissionais afirmam estarem prontos para dar início a mais um ciclo educacional em João Pessoa. “Temos um planejamento voltado para a família, onde existe uma grande parceria entre a comunidade e a escola”, contou a diretora da Escola Municipal João Medeiros, Fátima Chaves. “Estamos oferecendo muita afetividade, muito amor e muita aprendizagem aos nossos alunos”, garantiu.
O diretor da Escola Municipal Darey Ribeiro, Israel Gomes, afirmou que toda a equipe está pronta para o retorno dos estudantes. “Queremos melhorar cada vez mais a nossa atuação e temos certeza que isso será possível por termos gestores que demonstram estar atentos às necessidades dos estudantes e dos profissionais da educação”, afirmou.
Acessibilidade e segurança – O início do ano letivo também vai marcar uma nova fase na vida dos estudantes com deficiência física na Capital. A partir desta quarta-feira (4), 12 ônibus com acessibilidade passarão a cobrir toda a cidade, garantindo o transporte dos estudantes especiais de casa até a escola e também no caminho de volta. Outro diferencial será a ronda escolar, que chegará a quase 50 escolas municipais. A ação será possível devido ao aumento do contingente da Guarda Municipal. Na última segunda-feira (3), 250 novos agentes foram nomeados, depois de serem aprovados no concurso público.
Palestra – O evento de acolhida dos profissionais da educação para o início do ano letivo foi encerrado com a palestra “Ensino como pesquisa – liberdade, autonomia, reflexão e desejo de utopia”, ministrada pela professora e pesquisadora Maria do Rosário da Cunha Peixoto, da Pontífice Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP).
Para a acadêmica, é necessário integrar a pesquisa como parte da rotina do ensino para que se possa ampliar o conceito de educação das crianças e adolescentes. “A pesquisa precisa ser o eixo que organiza as atividades em sala de aula. Toda a organização curricular deve ser baseada neste sentido para que possamos proporcionar uma nova esfera de participação com os nossos estudantes”, defendeu.