Novembro Azul
Campanha Novembro Azul: “Ganha o jogo quem se cuida”, veja como vai funcionar em Campina Grande-Pb
O Município de Campina Grande abre oficialmente a campanha Novembro Azul neste sábado, 5, a partir das 8h no Complexo Esportivo Plínio Lemos, mas as ações de atendimento ao público masculino já começaram com serviços no Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) e no Hospital Universitário Alcides Carneiro.
Nesta sexta-feira, 4, a partir das 13h30 a FAP realiza triagem em homens a partir de 40 anos de idade para realizar exames de PSA total e livre e sumário de urina. É necessário levar cartão do SUS, RG e comprovante de residência. No HUAC estão sendo realizados exames de PSA, coleta de glicemia capilar e consulta com urologista. A marcação é realizada pelo telefone 2101-5566 e o mutirão vai até o dia 10 de novembro. No dia 23, acontecerá também um dia D na unidade hospitalar.
Abertura – a campanha este ano tem como mote a vinculação com o futebol como estratégia para atrair os homens para o autocuidado, já que durante este mês começa a Copa do Mundo 2022. Por este motivo, a abertura simbólica acontece neste sábado, 5, no Complexo Esportivo Plínio Lemos, durante uma programação futebolística.
A abertura vai acontecer no campo de futebol, no ginásio e nas salas de atividades do Plínio Lemos, onde estarão acontecendo diversas programações com jovens. “A ideia é alcançar os homens e os pais dos participantes das atividades esportivas durante a programação”, explicou a coordenadora de Saúde do Homem, Ana Cleide.
Programação – serão ofertadas consultas, vacinação, testes rápidos e encaminhamento para exames. No decorrer de todo o mês também serão desenvolvidas outras ações em campos de futebol de pelada, nos Parques da Criança e da Liberdade, na Feira Central, Estação Cidadania, Feirinha do Severino Cabral, em empresas privadas como Coteminas, TESS e Alpargatas, assim como em terminais rodoviários e aeroporto, além da programação de cada Unidade Básica de Saúde (UBS).
A campanha este ano busca chamar os homens para o cuidado integral da saúde e não somente com relação ao câncer de próstata. “O objetivo é convocar os homens a colocarem na sua rotina o cuidado da saúde. Por isso, vamos até os pontos em que boa parte deste público se encontra e, que geralmente, não atende a esse chamado”, explicou Ana.
Dados – também será realizado um mutirão de consultas com urologistas e aumento significativo da oferta de exames para detecção do câncer de próstata, principal causador de morte entre os cânceres nos homens. A idade adequada para procurar atendimento é de 50 anos para homens sem fatores de risco e 45 para aqueles com fatores de risco, como ter histórico familiar. Homens negros também têm maior pré-disposição. Nos últimos 10 anos em Campina Grande, 402 homens morreram em função do câncer de próstata. Em 2022 foram 29 óbitos até outubro. No ano passado foram 37 perdas.
Programação preliminar:
1 a 10 de novembro – mutirão do HUAC
4 de novembro – triagem na FAP para exames de detecção do câncer de próstata com demanda livre (13h30)
5 de novembro – abertura da campanha no Complexo Plínio Lemos com oferta de serviços (8h30)
9 de novembro – ação com trabalhadores da Secretaria de Saúde
12 de novembro – ação no Campo do Vasco (Malvinas)
19 de novembro – ação no Parque da Liberdade
20 de novembro – ação no Parque da Criança
23 de novembro – ação com trabalhadores promovida por Cerast, Cerest e Sesmit
23 de novembro – dia D de consultas no HUAC
26 de novembro – ação na Estação Cidadania
27 de novembro – ação no campo de futebol da feirinha do Severino Cabral