“Não ultrapasse os limites de velocidade”
Foi com esta frase colocada em uma cadeira de rodas que os agentes de mobilidade urbana de João Pessoa realizaram uma ação, no cruzamento entre as Avenidas Epitácio Pessoa e Bento da Gama, em João Pessoa, e abriram a Semana de Paz no Trânsito. Durante a tarde de ontem, condutores de veículos e pedestres receberam panfletos informativos e orientações sobre a necessidade de respeitar às normas de trânsito.
De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) da Capital, são flagrados, em média, 400 condutores de veículos por mês, entre motoristas e motociclistas, fazendo uso do celular enquanto estão com o veículo em movimento. “O uso do celular é uma das maiores causas de desatenção no trânsito e, consequentemente, mais um indicador de risco de acidentes. Temos visto acidentes graves acontecendo, não só nas vias urbanas, mas também nas rodovias, por conta disso. Outro fator preocupante é o excesso de velocidade”, alertou a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Semob, Gilmara Branquinho. Ela lembrou ainda que as causas de atropelamento de pedestre também serão alvos da ação do órgão ao longo desta semana.
Ao usar o celular enquanto dirigem, os motoristas avançam até 42 metros completamente às cegas. A pesquisa, realizada pelo Instituto de Trânsito dos Estados Unidos, indica que o condutor gasta entre 2 e 2,5 segundos em ações como ler ou escrever mensagens de texto ou digitar números de telefone. Se estiver a uma velocidade de 60 km/h, ele vai dirigir de 34 a 42 metros sem ver o que está a sua frente.
A universitária Laura Meneses aprovou a ação educativa e disse que não utiliza o celular enquanto está no volante. “É um risco grande porque você não está sozinho no trânsito e qualquer desvio do olhar pode causar acidente”, comentou.
Programação – A ação promovida pela Semob, com apoio de outros órgãos de trânsito, segue até a próxima quinta-feira, quando será lembrado o Dia Municipal de Paz no Trânsito, que é uma lei em vigor na Capital. Hoje, os agentes de mobilidade urbana e demais parceiros visitam leitos no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), às 9h, e no Hospital de Emergência e Trauma, às 15h. Será abordado com os pacientes o perigo do excesso de velocidade, buscando conscientizá-los a terem comportamento adequado, evitando acidentes.
Já na quarta-feira , às 16h, as atividades vão ser direcionadas aos pedestres, com ação educativa na Rua Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, no Bessa, na faixa de pedestres próximo ao Carrefour, com distribuição de material educativo e orientação para uma travessia segura.
Na quinta-feira, o encerramento será a partir das 10h, na Avenida Edson Ramalho, em Manaíra, com blitz educativa, abordando todos os temas dos dias anteriores, distribuição de material educativo e dicas de segurança no trânsito.