Rita Serrano foi nomeada como presidente da Caixa Econômica Federal. Serrano já era cotada pela imprensa ao cargo. Ela entra no lugar de Daniella Marques, que assumiu o cargo em julho de 2022.
Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), a Caixa teve cinco nomes diferentes na presidência: Marques, Henriete Alexandra Sartori Bernabé, Pedro Duarte Guimarães, Nelson Antônio de Souza e Gilberto Magalhães Occhi.
Em dezembro, o novo chefe do Executivo, Lula, divulgou os 37 ministros que compõem a equipe do seu terceiro mandato.
Quem é a nova presidente da Caixa Econômica Federal? Maria Rita Serrano é sindicalista e representa os trabalhadores da Caixa Econômica Federal no conselho de administração da instituição desde 2014. Atua no banco desde 1989.
É formada em Estudos Sociais pelo Centro Universitário de Santo André e em História pela Universidade do Grande ABC. É mestra em Administração na área de gestão da regionalidade e das organizações pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS) e tem especialização em governança para conselhos de Administração, pelo IBGC.
Foi também professora universitária na área de Gestão Pública.
Além disso, presidiu a Associação Cidadania e Vida (ACV) de Rio Grande da Serra entre 2002 e 2016. Fez parte da diretoria executiva da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.
Moneytimes – Por Giovana Leal