16 anos depois, a seleção brasileira voltou a ser derrotada para o Paraguai. Na noite desta terça-feira (10), no Defensores del Chaco, a canarinho foi derrotada por 1 a 0 na 8ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo.
O técnico Dorival Júnior mudou o time depois da vitória contra o Equador. No ataque, Luiz Henrique deu lugar a Endrick, com o treinador buscando mais presença de área.
Na tabela de classificação, a partida era muito importante para o Brasil. Após tropeços de Argentina e Uruguai, um triunfo poderia deixar a amarelinha mais próxima da liderança.
Mas o início não foi bom para a Canarinho. Aos 20 minutos, Diego Gómez aproveitou o corte de Gabriel Magalhães, chutou de trivela e acertou o cantinho para abrir o placar para o time da casa.
O primeiro chute brasileiro viria três minutos depois. Após escapada de Vini Jr. pela esquerda, a bola sobrou para Guilherme Arana, que chutou no cantinho, mas Júnior Alonso tirou quase em cima da linha.
Para o segundo tempo, Dorival deixou o time mais ofensivo, tirando Bruno Guimarães e Endrick para colocar Luiz Henrique e João Pedro.
O efeito foi quase instantâneo. No primeiro minuto, em boa trama coletiva, Rodrygo limpou a marcação, saiu cara a cara com o goleiro, mas bateu por cima do gol.
Mas não passou muito disso. Durante todo segundo tempo, as principais chances eram paraguaias, em contra-ataques puxados com a defesa brasileira aberta.
A derrota encerra uma sequência invicta do Brasil contra o Paraguai que já durava 16 anos. A última derrota tinha ocorrido em junho de 2008, por 2 a 0, com gols de Roque Santa Cruz e Salvador Cabañas no Defensores del Chaco.
Classificação das eliminatórias para a Copa do Mundo:
Paraguai: 7º lugar, com 9 pontos;
Brasil: 5º lugar, com 10 pontos;
Próximos jogos da seleção paraguaia:
Equador (F): 10/10, 18h (de Brasília) – eliminatórias para a Copa do Mundo;
Venezuela (C): 15/10, 20h (de Brasília) – eliminatórias para a Copa do Mundo;
Argentina (C): a confirmar – eliminatórias para a Copa do Mundo;
Próximos jogos da seleção brasileira:
Chile (F): 10/10, 21h (de Brasília) – eliminatórias para a Copa do Mundo;
Peru (C): 15/10, 21h45 (de Brasília) – eliminatórias para a Copa do Mundo;
Venezuela (F): a confirmar – eliminatórias para a Copa do Mundo.
Fonte: ESPN – Foto: DANIEL DUARTE