Em um jogaço na Vila Belmiro sem público, o Santos abriu 2 a 0, mas viu o líder Botafogo buscar o empate por 2 a 2, neste domingo (23), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O resultado é péssimo para o Peixe, que vai a 17 pontos e segue perto do Z-4, ficando a 3 pontos do Bahia, que abre a zona da degola.
O Fogão, por sua vez, vê sua espetacular série de seis vitórias seguidas no Brasileirão chegar ao fim, mas comemora um ponto precioso fora de casa.
A equipe comandada por Bruno Lage segue com distância tranquila para o vice-líder: são 11 pontos a mais do que o Grêmio.
Em campo, o Botafogo começou melhor na Vila Belmiro, controlando o jogo e parecendo que abriria o placar de forma natural. No entanto, não foi bem isso que aconteceu…
Aos 24, o volante Jean Lucas, fazendo sua reestreia pelo Santos, achou excelente passe para Marcos Leonardo na área. O centroavante deu um corte espetacular em Adryelson, que passou “lotado”, e bateu na saída de Lucas Perri para fazer um golaço.
No 2º tempo, o panorama da partida não se alterou muito: o Fogão atacava mais, mas sem conseguir romper o bloqueio santista, que buscava um contra-ataque fatal para matar o jogo.
E ele veio aos 35: após Lucas Lima roubar a bola de Marçal no campo ofensivo, o meia rolou com açúcar para Marcos Leonardo chegar batendo de chapa para fazer seu doblete.
Mas o jogo não morreu… Perdendo por 2 a 0, o líder do Brasileirão foi com tudo para cima e conseguiu reagir rapidamente, em uma linda trama de ataque.
Depois de ótima troca de passes, Janderson ajeitou para Tiquinho Soares, o artilheiro isolado do Brasileirão, mandar para o fundo das redes.
O gol animou o clube carioca, que seguiu pressionando e achou o empate praticamente no lance seguinte.
Aos 41, em cobrança de escanteio, Adryelson subiu no 3º andar e acertou uma cabeçada maravilhosa. O goleiro Vladimir chegou a tocar na bola, mas ela morreu lá dentro, dando um valioso ponto ao Botafogo.
Praticamente no último lance do jogo, o Fogão por pouco não conseguiu uma virada espetacular, mas Carlos Alberto cabeceou para fora, mesmo livre na pequena área.
Classificação do Brasileiro:
Santos: 14º lugar, com 17 pontos
Botafogo: 1º lugar, com 40 pontos
Próximos jogos do Santos:
Fluminense (F) – 29/07, 16h (de Brasília) – Brasileirão
Athletico-PR (C) – 05/08, 16h (de Brasília) – Brasileirão
Fortaleza (F) – 13/08, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão
Próximos jogos do Botafogo:
Coritiba (C) – 30/07, 16h (de Brasília) – Brasileirão;
Guaraní-PAR (C) – 02/08, 19h de Brasília) – CONMEBOL Sul-Americana;
Cruzeiro (F) – 06/08, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão.
Crédito: ESPN – Foto: Vitor Silva