O Botafogo ficou no empate sem gols com o Junior Barranquilla, nesta terça-feira (28), no Estádio Metropolitano, na Colômbia, pela última rodada da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores.
Com o resultado, o Alvinegro avançou às oitavas na segunda posição da chave, pois tem saldo de gols inferior (3 contra 1) aos colombianos, que terminaram em primeiro.
Dessa forma, o time de Artur Jorge pode ter uma ”pedreira” pela frente, já que vai enfrentar uma equipe que se classificou em primeiro lugar, além de ter perdido a chance de decidir em casa.
Os confrontos das oitavas serão conhecidos através de sorteio na próxima segunda-feira (3), em Luque, no Paraguai, ainda sem horário confirmado pela Conmebol.
As partidas desta fase estão marcadas para as semanas dos dias 14 e 21 de agosto.
O jogo – Precisando vencer para assumir a liderança, Botafogo entrou em campo com time misto. Ainda assim, a equipe alvinegra foi superior no 1º tempo e criou as melhores oportunidades, com Óscar Romero e Tchê Tchê, próximo dos 30 minutos, mas ambos erraram o alvo.
O Junior não assustou na etapa inicial e ainda teve a perda de Cantillo. O ex-Corinthians se machucou sozinho e deixou o campo com dores na perna, aos 23.
No 2º tempo, a equipe colombiana voltou melhor. Só que apesar de ter a bola nos pés, não levou perigo.
A situação do Botafogo ficou complicada aos 15, quando Diego Hernández entrou de sola na canela de Enamorado e foi expulso pela arbitragem.
Em desvantagem, o Alvinegro se fechou. Aos 32, Tiquinho Soares entrou na vaga de Júnior Santos. O camisa 9 não atuava desde o dia 24 de abril por conta de uma lesão muscular.
Com um a mais, Junior cresceu na partida, mas não conseguiu balançar as redes e saiu de campo com o resultado que precisava para garantir a liderança da chave.
Classificação do grupo D:
1 – Junior Barranquilla – 10 pontos (saldo de gols 3);
2 – Botafogo – 10 pontos (saldo de gols 1);
3 – LDU – 7 pontos;
4 – Universitario – 5 pontos;
Próximos jogos do Botafogo:
Corinthians (F) – 01/06, 21h (de Brasília) – Campeonato Brasileiro;
Fluminense (C) – 11/06, 20h (de Brasília) – Campeonato Brasileiro;
Grêmio (F) – 16/06, 18h30 (de Brasília) – Campeonato Brasileiro.
Fonte: ESPN