Chuvas e erosão na barreira aceleraram o processo de deslizamento.
Mais uma parte da Barreira do Cabo Branco deslizou, nesta quarta-feira (10), com os efeitos das chuvas e da erosão sobre o cartão postal de João Pessoa. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, a área que caiu fica entre a Estação Cabo Branco e o mirante, e a passagem de carros já estava interditada na região.
“Vamos ter que isolar aquela parte mais uma vez porque existem muitos curiosos chegando perto. Mas ninguém chegou a ficar ferido”, disse Noé Estrela.
De acordo com ele, as chuvas dos últimos dias e o processo de erosão, causado pela força do mar na barreira, causaram o deslizamento.
A barreira do Cabo Branco sofre com a erosão intensa – desgaste do solo que pode ser natural ou por ação do homem – há 15 anos e está interditada. O trânsito de carros na região foi restrito e alguns acessos desviados. Em janeiro deste ano, uma série de deslizamentos afetaram a barreira.
A secretária de Planejamento, Daniella Bandeira, informou que a Seplan está monitorando a área. “É comum, nessa época do ano, com chuvas e ventos, a incidência maior de erosão. E essa é uma área sabidamente comprometida”, explicou.
Segundo ela, o projeto para intervenções no local já está pronto, mas depende de estudos ambientais para ser colocado em prática. A previsão é que os estudos sejam concluídos entre julho e agosto deste ano. G1