Política
Baleia Rossi é anunciado como candidato de Maia: Aguinaldo agradeçe o apoio recebido
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou nesta quarta-feira que o candidato escolhido por seu bloco para disputar a presidência da Câmara no ano que vem é Baleia Rossi (MDB-SP).
O bloco une onze partidos de centro e esquerda: DEM, MDB, PSDB, PSL, Cidadania, PV, PT, PSB, PDT, Rede e PCdoB. Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) também era cotado como potencial candidato de Maia, mas não foi escolhido pelos líderes.
O anúncio foi feito na presença de Aguinaldo Ribeiro, de Isnaldo Bulhões (AL), futuro líder do MDB na Câmara e do presidente Rodrigo Maia. Eles fizeram um pronunciamento sem espaço para perguntas dos jornalistas.
“(Maia) teve um papel fundamental de garantir a independência da nossa Casa, da Câmara Federal, e nesses último dois anos colocou a nossa Câmara dos Deputados como protagonista dos grandes debates na nossa nação“, disse Baleia Rossi.
Ele citou a frente ampla de legendas unidas no bloco. Disse que, com a união entre centro e esquerda, há “total perspectiva” de vitória.
O candidato falou da defesa da democracia e citou uma frase de Ulysses Guimarães, emedebista presidente da Assembleia Constituinte: “Tenho ódio e nojo das ditaduras.”
“O que nos une, neste momento, é a defesa intransigente da nossa democracia. Do nosso estado democrático de direito, das liberdades, do respeito às minorias. Em um bloco partidário, que tem posições diferentes sobre diversos temas, essa diferença nos fortalece e demonstra que, na democracia, uma das suas belezas é respeitar quem pensa diferente”.
Baleia Rossi é presidente do MDB. Em reunião mais cedo nesta quarta-feira, deputados do PT manifestaram contrariedade à escolha de Baleia devido ao papel do MDB no impeachment da presidente Dilma Rousseff em 2016. A própria Dilma se manifestou contra o nome, assim como Fernando Haddad.
Ainda assim, a bancada do PT na Câmara optou por não vetar Baleia. Parte dos deputados defende lançar um candidato petista para a disputa, mesmo integrando o bloco de Maia. Líderes das demais siglas, porém, acreditam que o PT terminará cedendo. Como parte do bloco, o PT terá direito à vice-presidência da Câmara caso os partidos saiam vitoriosos.
Baleia está no segundo mandato como deputado federal. Antes, passou três mandatos como deputado estadual em São Paulo.
O deputado é filho do ex-deputado e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi. Nos últimos dois anos, atuou como autor de uma das propostas de reforma tributária que tramitam na Câmara.
Em outubro de 2019, assumiu a presidência do MDB pregando a bandeira de renovação do partido. Ele também é líder do MDB na Câmara.
Nas últimas semanas, Baleia Rossi recebeu pedidos de senadores do MDB, como Renan Calheiros (MDB-AL), para desistir da candidatura. Eles defendiam abrir mão da candidatura na Câmara para fortalecer um nome do MDB no Senado. O presidente do MDB, no entanto, optou por tratar as duas disputas de forma separada.
Confira a nota de Aguinaldo Ribeiro
A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados tem um significado importante para a manutenção da democracia em nosso país.
Desse modo, entendo que não poderíamos mais adiar o anúncio do nome que representará o bloco, do qual pertenço, nessa disputa
Estou abrindo mão da minha pré-candidatura para que, dando um passo atrás, o Brasil possa dar um passo a frente.
Agradeço o apoio que recebi de vários partidos. Agora, vamos trabalhar para manter a independência da Câmara, que ao longo dos últimos anos foi de extrema importância para o equilíbrio democrático do Brasil.
o globo e assessoria