O AN-225, o maior avião cargueiro do mundo, voltou a realizar voos comerciais em junho deste ano após ficar parado por cerca de dez meses, período em que houve a troca de motor e implementação de melhorias em seus sistemas.
Mais recentemente, a Antonov Airlines, que opera o modelo, divulgou um vídeo captado por um drone com imagens muito interessantes desse gigante decolando do aeroporto de Gostomel, na Ucrânia. Nele, é possível ver de perto o avião em rota de subida para realizar mais uma missão.
A Antonov AN-225 Mriya, o maior avião comercial de transporte da atualidade, voltou a ganhar o céu nesta sexta-feira, 4 de junho, após 10 meses desde seu último pouso.
O mundialmente famoso gigante avião tem 6 motores e 32 rodas para darem conta da operação de seus 84 metros de comprimento, 18,1 metros de altura, 88,4 metros de envergadura e 285 toneladas de peso vazio.
Com seu peso máximo de decolagem de 640 toneladas, o AN-225 é capaz de levar 250 toneladas de carga a bordo, quase o dobro do próximo modelo de maior capacidade no mundo, o Antonov AN-124 Ruslan de 150 toneladas.
A aeronave, um único exemplar do modelo, produzida em 1985 pela União Soviética para transportar o ônibus espacial Buran em suas “costas”, havia voado pela última vez em 3 de agosto do ano passado, de Tel Aviv, em Israel, para a base da Antonov Airlines em Kiev, na Ucrânia.
Não há informações sobre o motivo de uma parada tão longa da aeronave, que pode ter sido motivada tanto por uma manutenção periódica de grande complexidade quanto por uma ausência de contratação pelos serviços especiais do gigante.
Porém, dadas as atuais condições de alta demanda de transporte de carga aérea devido à pandemia, além do anúncio da própria Antonov em dezembrode que colocaria o jato de volta à ativa após concluir manutenções, é mais provável a possibilidade da parada de manutenção. As próximas semanas ou meses poderão deixar esta motivação mais clara caso o Mriya volte a voar em operações comerciais pelo mundo.
Segundo o registro de hoje do FlightRadar24, o Antonov 225 decolou por volta das 11h00 UTC (08h00 do horário de Brasília) para um voo local, que durou cerca de 1 hora e atingiu até 33 mil pés de altitude antes de retornar a Kiev, possivelmente para um teste após o longo período fora de operação.
![](https://www.aeroin.net/wp-content/uploads/2021/06/FlightRadar24-21060401-1024x698.jpg)
Para ver como é o voo de um avião tão grande e único, bem como seu interior, você pode acessar os títulos a seguir:
![](https://portals1.com.br/wp-content/uploads/2022/07/S1_branco-50px.png)