"Isso pode Arnaldo?"

Ativistas do Greenpeace detidos por suspeita de crime ambiental

Após protesto em frente ao Palácio do Planalto contra o derramamento de óleo no litoral brasileiro, 19 manifestantes do Greenpeace foram detidos e levados, na manhã desta quarta-feira (23/10/2019), para a 5ª Delegacia de Polícia (área central). De acordo com o advogado que representa o grupo, Bernardo Fenelon, houve uma condução pacífica por parte da PM, que tomou a medida após suspeitas de crime ambiental.

“Eles disseram que havia uma possibilidade de crime, ainda não se sabe se seria de trânsito ou ambiental”, explicou o advogado. Dentro da delegacia, os manifestantes exibiram faixas com frases como “Pátria queimada, Brasil”. Bernardo ainda ressalta que os materiais usados no protesto são orgânicos.

“Cerca de 30 ativistas estiveram no local e levaram troncos de árvores e uma mistura (de óleo) para frente do Palácio do Planalto. Os manifestantes foram encaminhados à 5ª DP e poderão responder pela Lei nº 9.0605/98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente”, destacou a PM, por meio de nota.

O advogado rebate: “O Greenpeace já adianta que todo o material que foi levado é um material orgânico. O óleo utilizado no protesto, por exemplo, é uma receita caseira que leva maisena, tapioca, um corante que dissolve e óleo de amêndoas”.

 

 

 

metropoles – jak spies

Mais popular