Notícias

Assembleia Legislativa da PB inicia desapropriação de prédios para estacionamento

Noticiado em

Decreto da desapropriação de dois lotes no Centro de João Pessoa foi publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira (26).

Um prédio localizado na Praça João Pessoa, no Centro de João Pessoa, está sendo desapropriado para construção de um anexo e de um novo estacionamento para a sede da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O decreto com a desapropriação e a declaração do edifício, que é privado, como de utilidade pública, foi publicado no Diário do Poder Legislativo do Estado da Paraíba desta quarta-feira (26) e assinado pelo presidente da ALPB, Gervásio Maia (PSB). O decreto foi aprovado em caráter de urgência.

Além do prédio, o decreto desapropria um terreno de 724,20 m² que também vai ser usado nas obras de ampliação da sede do poder legislativo paraibano. Na justificativa da desapropriação, Gervásio Maia explica que “o edifício-sede da Assembleia Legislativa da Paraíba não comporta todos seus setores”.

Ainda de acordo com a publicação, com a desapropriação, será possível “acomodar em um só espaço físico setores deste órgão, que atualmente estão instalados em diversos anexos espalhados nesta capital”. A reforma vai facilitar o deslocamento dos deputados, servidores e demais colaboradores, bem como de processos e documentos.

Os dois lotes desapropriados, do prédio e do terreno, ambos pertencem aos mesmos donos. O edifício que passar a ter utilidade pública tem três pavimentos e 613,5 m². Ele era usado para fins comerciais. Inicialmente, havia um planejamento da compra e reforma do prédio do antigo Banco do Estado da Paraíba (Paraiban), localizado na Epitácio Pessoa, no bairro dos Estados, em João Pessoa.

A mudança da sede da ALPB, por sua vez, foi descartada pelo presidente da casa diante dos altos custos para relocação da sede do poder legislativo. Em março deste ano o governo da Paraíba pediu autorização à ALPB para vender o prédio, que se encontra interditado pelo Tribunal Regional do Trabalho desde 2013, pela precariedade do edifício.

Com G1/Pb

Mais popular

Copyright © 2016 - Portal S1 Todos os direitos reservados.