A reta final desastrosa na Copa do Mundo custou ao Brasil quatro posições no ranking da Fifa. Em lista divulgada nesta quinta-feira pela entidade, o time antes comandando por Luiz Felipe Scolari caiu da terceira para a sétima posição.
Semifinalista, a Seleção ficou atrás inclusive de países com pior campanha. A Colômbia, eliminada nas quartas pelos brasileiros subiu da oitava para a quarta colocação, ficando atrás de alemães, argentinos e holandeses, que preservaram as três primeiras posições da Copa no ranking.
O Brasil ainda está atrás de Bélgica (quinta colocada) eUruguai (sexto). Espanha, Suíça e França, respectivamente, fecham as dez primeiras posições. A Seleção deixou o torneio com três vitórias, dois empates e duas derrotas nos jogos finais: 7 a 1 para a Alemanha e 3 a 0 para a Holanda.
Outros destaques da lista ficam por conta da própria Holanda e da Costa Rica, que tiveram as maiores subidas entre os times que jogaram a Copa: os europeus foram de 15º para terceiro, enquanto os centro-americanos saltaram de 28º para 16º após a surpreendente chegada às quartas de final. Já as quedas mais significativas foram de Espanha (de primeiro para oitavo), Portugal (quarto para 11º) e Inglaterra (10º para 20º).
O ranking da Fifa passa a ser fundamental para o Brasil em relação à Copa de 2018. Como os cabeças de chave agora são definidos a partir da lista, o País precisa ter uma boa colocação para manter a primazia em caso de classificação para a Copa.
Terra