Política
Após trocas de farpas, RC e Cartaxo dividem espaço durante posse no TRE
O governador destacou ainda o perfil ético do desembargador José Aurélio da Cruz: “O Dr. José Aurélio tem todas as condições éticas, morais, intelectuais de conduzir o Tribunal Regional Eleitoral da melhor forma possível”, concluiu
O governador Ricardo Coutinho e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), participaram na tarde desta segunda-feira (7), da solenidade de posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador José Aurélio da Cruz. O encontro dos dois ocorreu após confrontos entre eles pela mídia.
Para Ricardo Coutinho, a chegada do novo presidente representa a continuidade de um bom trabalho no TRE-PB. “A cada eleição que passa, ela é mais tranquila, sob controle, buscando coibir os excessos. Eu participo de eleição majoritária desde 2004 e percebo essa ascensão que é a construção de todo um Colegiado”, comentou.
O governador destacou ainda o perfil ético do desembargador José Aurélio da Cruz: “O Dr. José Aurélio tem todas as condições éticas, morais, intelectuais de conduzir o Tribunal Regional Eleitoral da melhor forma possível”, concluiu.
O prefeito manifestou confiança na condução do pleito eleitoral pelos novos membros da Corte.
“O TRE é um órgão muito importante para a garantia da legalidade e transparência do nosso sistema eleitoral, o que o torna essencial para a democracia brasileira”, destacou o prefeito. “Tenho certeza que os desembargadores José Aurélio e Maria das Graças farão um excelente trabalho a frente do Tribunal, conduzindo com muita competência o pleito que se aproxima”, complementou.O presidente empossado do TRE-PB, desembargador José Aurélio da Cruz afirmou que assume com tranquilidade a Corte Eleitoral da Paraíba. “Na magistratura sou juiz de carreira e nas Comarcas por onde passei sempre fui juiz eleitoral e presidir é um cargo que me sinto honrado. Quanto ao processo eleitoral, temos que ter a devida cautela porque trata-se de 223 eleições, os interesses são locais, mas peço tranquilidade no pleito a todos os candidatos e espero que as eleições desse ano sejam tranquilas”, pontuou, adiantando que a Justiça Eleitoral estará atenta à propaganda eleitoral e as demandas na Internet.
A vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e Corregedora, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, se tornou a primeira mulher a assumir o cargo no TRE-PB. E disse que assume com honra: “Para mim foi uma grande satisfação essa indicação do Tribunal de Justiça, ter assumido hoje como membro e eleita logo em seguida vice-presidente e Corregedora da Corte Eleitoral. Vou primar pela ética e encarar com muita responsabilidade todo esse trabalho da Justiça Eleitoral”.
A solenidade de posse do novo presidente e da vice-presidente do TRE foi realizada na Sala de Sessões “Desembargador Hermes Pessoa”, no primeiro andar do Edifício sede do Tribunal, situado na Av. Princesa Isabel 201, Centro de João Pessoa, e foi presidida pelo decano juiz Tércio Chaves de Moura. A sessão foi aberta com execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba.
O juiz-membro Ricardo da Costa Freitas fez a saudação em nome da Corte Eleitoral. Pelo Ministério Público, a saudação coube ao procurador Regional Eleitoral João Bernardo da Silva.
Ainda participaram da solenidade de posse no TRE-PB o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, o procurador geral de Justiça, Bertrand Asfora, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, dentre outras autoridades.
Blog do Gordinho