São apenas 10 dias à frente do Botafogo-PB, mas o técnico Roberto Fonseca já consegue perceber uma evolução no time. Desde que assumiu a vaga deixada por Marcelo Vilar, o novo treinador comandou o Belo em três partidas e ainda não foi derrotado: empate com o ASA, pela Série C; empate com o Campinense, pelo Paraibano; e vitória sobre o Confiança, novamente pela Série C, esta no último sábado. Na opinião de Fonseca, o time alvinegro está mais disciplinado taticamente e também com o moral mais elevado.
A partida na qual o técnico melhor destacou os avanços da equipe foi a do último sábado, no Almeidão, na vitória por 2 a 1 sobre o Confiança. Fonseca destacou tanto as jogadas ensaiadas em cobranças de falta quanto a ligação rápida entre defesa e ataque.
– Foi ótimo (o jogo contra o Confiança), porque nós poderíamos ter feito até 3 a 0. Mas a gente acabou dando uma relaxada e o adversário acabou entrando no jogo. Mas o importante foi que nós conseguimos manter do começou ao fim, praticamente, o controle e a rédea da partida. Isso quer dizer que nossa equipe conseguiu evoluir tática e, principalmente, moralmente – avaliou o treinador.
De fato, o Botafogo-PB foi superior ao Confiança na maior parte do tempo e não chegou a ter sua vitória ameaçada. O Belo venceu o primeiro tempo por 1 a 0, com gol de João Paulo, e ampliou na segunda etapa, com Rafael Oliveira, que encerrou um jejum de sete jogos sem marcar. Depois, ainda viu Diego Ceará marcar um golaço, diminuindo para os sergipanos, mas segurou o placar e assegurou a vitória.
Fonseca até aponta dois lances na partida que ilustram bem a evolução que ele sente no time. Um deles foi uma jogada ensaiada em cobrança de falta aos 15 minutos do primeiro tempo. Cazumba levantou na área, Walter tocou para o meio e encontrou Nata livre para finalizar. Mas o volante, sozinho, errou o alvo e perdeu uma excelente chance de gol. Um outro bom lance do Belo aconteceu já aos 46 minutos do segundo tempo, em contra-ataque rápido. Rone Dias conseguiu um lançamento na medida para André Cassaco, que avançou e finalizou bem, rasteiro, mas acertou a trave direita do goleiro Everson.
A jogada que Cassaco fez no fim da partida… A jogada que Nata acabou perdendo foi uma jogada trabalhada… E quando a gente vê eles tentando construir e executar aquilo que nós trabalhamos durante a semana, é gratificante.
Fonseca ainda falou sobre o momento do Botafogo-PB na temporada, precisando se firmar na Série C e ainda em busca do tricampeonato no Paraibano.
Nós estamos vivendo decisão em cima de decisão. Mas é aquilo que a gente fala: quando é o peso de uma camisa, uma equipe de capital, é assim mesmo – finalizou.
O Botafogo-PB agora dá uma parada na Série C e volta suas atenções para o Campeonato Paraibano. Na próxima quarta-feira, o Belo encara o Campinense pelo quadrangular final do estadual. E não pode pensar em perder se ainda quiser seguir vivo na briga pelo título. Pela Série C, os paraibanos só voltam a campo no próximo domingo, quando recebem o Cuiabá no Almeidão.
Redação com GE.
![](https://portals1.com.br/wp-content/uploads/2022/07/S1_branco-50px.png)