Um apagão nacional deixou várias cidades sem energia a partir das 8h20 desta terça-feira (15). Há relatos de falta de energia no Distrito Federal e pelo menos 11 estados, como Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraíba.
Ainda não há confirmação sobre o que teria motivado a queda de energia, nem quantos e quais estados no total tiveram problema.
Dados em tempo real do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mostraram uma queda abrupta na carga e geração de energia entre 8h30 e 8h44, com tendência de estabilidade a partir de 9h.
Entre as cidades com relatos de queda de energia estão Aracaju, Palmas, São Paulo, Recife, Teresina, Florianópolis, Porto Seguro, Porto Alegre, Manaus, Salvador, Belém e Curitiba.
No Piauí, a Equatorial Distribuição Piauí informou que o motivo ainda está sendo apurado, mas que há registro de suspensão do fornecimento em cidades de todo o país.
Há relatos de falta de energia em alguns pontos de Belo Horizonte e região metropolitana. Há relatos de falta de energia nas estações de metrô da capital, assim como no Aeroporto da Pampulha.
A falta de energia também impacta o transporte metroviário em estações como Vila Oeste e São Gabrie, em Belo Horizontel.
Moradores dos bairros Nova Suíssa, Calafate, Santa Amélia e Coração Eucarístico também relatam a falta do serviço. Residentes de cidades como Contagem, Jaboticatubas e Itaguara também disseram estar sem energia.
Pelas redes sociais, internautas relatam falta de luz em Salvador, São Paulo, Florianópolis, Brasília e Vitória. Nessas capitais, as estações de metrô também foram afetadas. Na capital paulista também houve relatos de atrasos na Linha Amarela do Metrô de SP.
Há relatos de falta de luz também em parte do Recife, da Região Metropolitana e de cidades de vários estados do Nordeste sem energia, na manhã desta terça-feira (15).
A Neoenergia, empresa que atende diversos estados, confirmou que, na manhã desta terça-feira (15), uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros.