A última dupla brasileira em quadra nos Jogos foi eliminada nas quartas de final na noite desta terça-feira (3), e o país pela primeira vez na história não conquistará uma medalha no vôlei de praia olímpico. Alison e Álvaro perderam para Plavins e Tocs, da Letônia, por 2 sets a 0 (21-16 e 21-19) e se despediram de Tóquio.
Entre homens e mulheres, o Brasil tem três ouros, sete pratas, três bronzes e dois quarto lugares nas Olimpíadas. Em quantidade, as 13 medalhas deixam o país no topo da lista histórica da modalidade – os Estados Unidos têm mais títulos, com seis.
Os europeus, últimos classificados no ranking mundial que definiu as vagas olímpicas, já tinham eliminado a outra dupla brasileira, Evandro e Bruno Schmidt, nas oitavas de final. Agora eles enfrentam a equipe da Noruega, Anders Mol e Christian Sorum, uma das favoritas ao título.
O primeiro set começou bem equilibrado, e o Brasil chegou a abrir 12-10. Até que uma disputa de bola na rede entre Alison e Plavins virou o clima do jogo, com o time da Letônia contando com erros dos brasileiros para abrir vantagem e fechar em 21-16.
No segundo, o Brasil coreu atrás do placar praticamente o tempo todo. Ainda houve uma reação num bloqueio de Alison que deixou o jogo 17-16, mas era tarde. A dupla da Letônia, que conseguiu manter um ritmo mais intenso sob o forte calor japonês, ainda viu os brasileiros encostarem, mas fechou em 21-19.
Álvaro, 30, nasceu em João Pessoa e participou dos Jogos pela primeira vez. Alison, 35, é natural de Vitória e foi às Olimpíadas pela terceira oportunidade: prata em Londres, ao lado de Emanuel, e ouro no Rio, jogando com Bruno Schmidt.
com CNN Brasil