Agricultores familiares, pescadores e as artesãs atendidos pela Secretaria do Trabalho, Produção e Renda da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vão comercializar produtos na primeira feira da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), que ocorrerá na próxima terça-feira (28), a partir das 6h. O objetivo é atrair compradores de médio porte como os restaurantes e mercadinhos, além do consumidor residencial. A data marca o Dia do Agricultor.
O evento é uma prévia da inauguração da Cecaf, um espaço destinado a apoiar a comercialização da agricultura familiar, na Avenida Hilton Souto Maior, no José Américo, viabilizado com recursos do Governo Federal, da PMJP e de outros municípios. Sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), o equipamento também vai apoiar agricultores de diversas cidades da Paraíba.
De acordo com o secretário municipal do Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares, a Cecaf representa mais uma oportunidade de comercialização, em um local estratégico no crescimento de João Pessoa. “Os agricultores atendidos pelo programa Cinturão Verde realizam feiras agroecológicas semanais com nosso apoio nos bairros de Manaíra, Estados, Cabo Branco e Bessa, mas agora a Zona Sul também será contemplada”, disse ele.
A diretora de Agricultura Familiar, Rosiane Cruz, explica que a feira ainda não será contínua, mas quando a Cecaf for inaugurada, vai ter o espaço garantido para os agricultores atendidos pelo Cinturão Verde, programa da Secretaria do Trabalho. “Neste primeiro momento, teremos representantes da Prohort e da Associação dos Produtores de Gramame, além da associação de pescadores da Penha e de artesãs”, disse ela.
Estrutura – A Cecaf conta com uma estrutura dividida em dois pisos e inclui 12 boxes, quatro lanchonetes, seis banheiros, duas câmaras frigoríficas, duas recepções, um almoxarifado, uma copa, dois setores de lavagem, uma sala de estudo de mercado e um auditório com capacidade para aproximadamente 70 pessoas.
Agroecológicos – Rosiane Cruz destaca que a produção oriunda dos agricultores do Cinturão Verde é agroecológica, o que representa um diferencial para quem busca uma alimentação mais saudável. “O equipamento é uma opção em relação à Empasa. Lá, não há espaço para a agricultura familiar, mas a Cecaf vem para mudar esta situação e oferecer um local para comercialização”, opinou ela.
Programação:
Terça-feira (28)
6h – início da feira;
8h – abertura oficial – MDA e Sedurb;
9h – abertura do seminário sobre a Cecaf – MDA, Sedurb e rede estadual;
9h30 – apresentação da estrutura do empreendimento pelo agricultor Josias Ribeiro;
9h50 – apresentação da minuta do plano de gestão da Cecaf pela assessora e gestão social da Zona da Mata Sul (UFPB/MDA), Claudia Simoni.
10h10 – apresentação do histórico da Cecaf;
10h30 – espaço para apresentação do edital para implantação de rádios comunitárias por representante do Ministério das Comunicações.
Portal S1