Esportes

A dois meses do início do Paraibano, três clubes continuam sem treinador

Atlético-PB e Auto ainda não anunciaram quem terão à frente de suas comissões técnicas, e a tendência no CSP é que o presidente Josivaldo Alves assuma a função

 almeidao

O Campeonato Paraibano de 2017 ainda não tem data certa para começar. Mas a tendência é que a rodada de abertura da principal competição do Estado aconteça ou no dia 8 ou no dia 15 de janeiro. Restam, portanto, pouco mais de dois meses para que os 10 clubes participantes da disputa montem seus elencos, iniciem a pré-temporada e se preparem para buscar o título. Mas, a essa altura, ainda há três clubes que sequer têm treinador para a competição. As diretorias de Atlético de Cajazeiras e Auto Esporte ainda não anunciaram oficialmente os nomes que terão à frente de suas comissões técnicas, e a tendência no CSP é que o próprio presidente Josivaldo Alves assuma a função de treinador.

Nos demais clubes, tudo certo quanto ao comando técnico. Cinco deles mantiveram o treinador: o Botafogo-PB segurou Schülle, que fez uma boa temporada à frente do time e tinha propostas de outros clubes; campeão da 2ª divisão, o Internacional-PB manteve Índio Ferreira; vice da divisão de acesso, o Serrano-PB renovou com Betão; o Paraíba segue com Jorge Luís, com quem encerrou o estadual deste ano; e o Sousa confirmou a permanência de Tazinho, que esteve à frente do time na Série D. Já os dois grandes de Campina Grande contrataram novos nomes: o Campinense acertou com o paulista Paulo Foiani, e o Treze contratou o gaúcho Leocir Dall’Astra.

Veja como está cada clube:

ATLÉTICO-PB SEM DIRETORIA

O Trovão Azul é um dos três clubes que ainda não definiram técnico para a temporada 2017. Mas vai além disso. O clube sertanejo é, talvez, o que corre mais por fora para tentar resolver essa questão. É que o presidente Essuélio Morais, que já estava há dois mandatos no comando do clube, entregou o cargo na última terça-feira e, por ora, o Atlético-PB está sem diretoria.

Quem está à frente do clube é Arlan Rodrigues, que é presidente do conselho deliberativo. Os próximos passos do Trovão devem ser a convocação de novas eleições para que seja escolhida uma nova diretoria executiva e, apenas a partir daí, a definição de um treinador para o time e a composição do elenco para 2017.

 

AUTO ESPORTE TEM NOME SECRETO

O Alvirrubro de João Pessoa é mais um com comando técnico indefinido. No entanto, o presidente do clube, Watteau Rodrigues, garante que já tem negociação encaminhada com um profissional para treinar o time na próxima temporada. O dirigente prefere não revelar o nome do técnico com quem tem conversado, mas a confiança é tanta em um desfecho positivo que o início da pré-temporada já está agendado para o dia 12 de dezembro.

A expectativa, assim, é que o Macaco Autino anuncie oficialmente o nome do seu novo treinador até, no máximo, a próxima semana.

 

SCHÜLLE SEGUE NO BOTAFOGO-PB

O bom trabalho realizado por Itamar Schülle ao longo desta temporada fez a diretoria do Belo “comprar a briga”. Apesar do assédio de outros clubes em cima do seu treinador, o Alvinegro da Estrela Vermelha levou vantagem sobre seus concorrentes e conseguiu manter o técnico para a próxima temporada – na qual, além do estadual, vai disputar a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série C do Brasileiro.

Neste ano, Schülle comandou a equipe botafoguense numa campanha que foi bem positiva, apesar de o clube não ter conquistado qualquer título. A temporada até começou fraca, com o Belo não passando sequer da primeira fase do Nordestão. No Paraibano, o título escapou na final, com a queda diante do Campinense. Na Copa do Brasil, o treinador levou o time à inédita fase de oitavas de final. E, na Série C, a equipe chegou a disputar o mata-mata do acesso, conquista que escapou aos 50 minutos do segundo tempo da segunda partida contra o Boa Esporte. Mas os bons resultados em 2017 garantiram o treinador no clube por mais uma temporada.

 

FOIANI ASSUME O CAMPINENSE

Depois de ser vice-campeão da Copa do Nordeste e campeão paraibano sob o comando do técnico Francisco Diá, e de encerrar a Série D do Brasileiro com Paulo Moroni, a Raposa vai iniciar 2017 com outro Paulo no comando técnico da equipe. Vai caber ao paulista Paulo Foiani a missão de buscar o tricampeonato estadual para o Rubro-Negro de Campina Grande.

Foiani comandou o ASA na Série C do Brasileiro deste ano e levou o clube ao mata-mata do acesso, mas perdeu a disputa com o Guarani. O treinador, inclusive, já está trabalhando junto à diretoria da Raposa para montar o elenco para a próxima temporada, na qual o time vai disputar também a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série D do Brasileiro.

 

INDEFINIÇÃO NO CSP

O Tigre é outro que segue sem comando técnico definido para 2017. O que se sabe, por ora, é que o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Josivaldo Alves, vai recorrer a uma alternativa caseira. A tendência, inclusive, é que ele mesmo assuma a função de treinador. Segundo o próprio dirigente, ele pretende contratar um ex-jogador do clube – de quem ele prefere não revelar o nome – para atuar como auxiliar técnico.

Caso opte por ser o treinador, isso não será novidade para Josivaldo, que em outras oportunidades já conciliou as funções de presidente e técnico do CSP em competições oficiais.

 

ÍNDIO NO INTERNACIONAL-PB

Índio Ferreira está mantido no Colorado para 2017. E não apenas por ter levado o time de volta à elite do futebol paraibano. Ele fez mais que isso. Conquistou o título da 2ª divisão – o segundo da história do clube. E de forma invicta. Com admiráveis oito vitórias e quatro empates nos 12 jogos disputados. O Inter-PB ainda foi dono do ataque mais positivo da competição, com 20 gols marcados.

Logo após o título – conquistado com duas vitórias sobre o Serrano-PB na decisão -, Índio chegou a afirmar que estava praticamente certo com a diretoria para dar continuidade ao trabalho. E o acerto saiu nessa quarta-feira, junto com a confirmação da renovação dos contratos de seis jogadores que participaram do título da 2ª divisão. A pré-temporada do clube já tem data para começar: 5 de dezembro. Índio e sua tribo terão a missão de manter o Colorado no bloco dos principais times do Estado. Para isso, precisa definir onde vai firmar sua oca, já que o clube tem a fama de mudar de sede várias vezes ao longo da história.

 

PARAÍBA VAI COM JORGE LUÍS

A parceria entre o técnico Jorge Luís e o Tricolor de Cajazeiras está mantida para a próxima temporada. O treinador comandou o time na reta final do Paraibano deste ano, terminando na quinta colocação geral – antes, ele treinou o Sousa. Para 2017, além de técnico, Jorge Luís vai ser também gerente de futebol e, por isso, trabalha ainda mais diretamente na montagem do elenco para o próximo estadual.

E o Paraíba vai iniciar efetivamente os trabalhos na primeira quinzena de dezembro. O presidente do clube, Tiko Miudezas, ainda não definiu a data, mas a tendência é que a pré-temporada comece entre os dias 5 e 10.

 

BETÃO PERMANECE NO SERRANO-PB

Assim como o Internacional-PB, que subiu de divisão neste ano e manteve o seu treinador para a próxima temporada, o Lobo da Serra também vai seguir com Betão no comando técnico da equipe. O clube de Campina Grande – que quase ficou fora da divisão da acesso -, acabou entrando na disputa com a competição já em andamento e conseguiu o acesso.

Apesar da perda do título – com duas derrotas para o Colorado na final -, a diretoria do Serrano-PB optou por dar a Betão a oportunidade de seguir com o trabalho, agora na elite do futebol paraibano. O técnico, inclusive, já avisou que quer manter alguns jogadores para 2017, mas acrescentou que quer reforços para tentar manter a equipe na 1ª divisão.

 

TAZINHO VOLTA AO SOUSA

Dar sequência ao trabalho. Foi essa a justificativa dada pelo Dinossauro após a confirmação de que Tazinho segue como treinador do time. Ele comandou o Alviverde sousense na Série D do Brasileiro, da qual não passou sequer da primeira fase. Mas, ainda no momento da eliminação na competição nacional, o presidente Aldeone Abrantes manifestou o desejo de manter o treinador para o Paraibano de 2017. E isso foi confirmado há duas semanas.

Treinador relativamente novato, Tazinho já conquistou um acesso à elite do futebol local – com o Paraíba, em 2015 – e comandou o CSP na 1ª divisão do estadual em 2015 e em 2016. Agora, vai para o seu terceiro Paraibano, dessa vez à frente do Sousa.

 

DALL’ASTRA COMANDA O TREZE

Depois de muito suspense e de flertar com o técnico Francisco Diá, o Galo acabou contratando o gaúcho Leocir Dall’Astra, que estava no Ypiranga-RS. No clube gaúcho, o treinador teve uma passagem bastante vitoriosa. Em 2014, conseguiu o título da divisão de acesso do Campeonato Gaúcho e em 2015 o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Neste ano, levou o clube à sexta colocação do Grupo B da terceira divisão nacional, ficando a apenas dois pontos da zona de classificação para o mata-mata.

Mas a missão no Treze, em 2017, não deve ser fácil. Inclusive a partir de agora, para montar o elenco. O próprio treinador já admitiu que não tem sido fácil atrair jogadores para o clube, já que o time só tem o Paraibano para disputar na próxima temporada.

GE

Mais popular