TSE

Rosa Weber é eleita nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral

A ministra Rosa Weber foi eleita nesta terça-feira (19), nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por seis votos a um, em votação secreta. O ministro Luís Roberto Barroso, foi eleito vice-presidente.

Rosa Weber substituirá o ministro Luiz Fux no comando da Corte, a partir de 14 de agosto. Ela é ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e permanecerá no cargo até 25 de maio de 2020.

Nascida em Porto Alegre (RS), Rosa é formada pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A nova presidente do TSE foi juíza do Trabalho, de 1976 a 1991, e juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRF-4), de 1991 a 2006.

Rosa Weber já foi ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) tornou-se ministra do STF em dezembro de 2011, indicada para o cargo pela então presidente Dilma Rousseff.

Ela tomou posse como ministra efetiva do TSE em 24 de maio de 2016, quatro após ter assumido como ministra substituta do tribunal.

O TSE é formado por, no mínimo, sete ministros: Três do Supremo Tribunal Federal; Dois do Superior Tribunal de Justiça; Dois juristas nomeados pelo presidente da República.

Mais popular