A cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, já registrou 184 casos de conjuntivite entre os meses de março e abril de 2018. O levantamento parcial do mês de abril revela que foram atendidos 174 moradores do município com conjuntivite. O aumento foi de 1.640% sobre os 10 casos da doença notificados em março, segundo a Secretaria de Saúde do município.
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde de Sousa, Edson Natanael Fernandes, nas unidades de saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) os atendimentos são frequentes. Ele diz que é preciso a atenção da população diante de qualquer tipo de suspeita e que essas pessoas devem procurar a unidade de saúde mais próxima.
Segundo o oftalmologista Dr. José Vicente de Oliveira Neto, a doença não é grave por ser autolimitante. Ele explica que a pessoa com conjuntivite, sendo tratada ou não, tende a ficar boa, mas que quando não há o tratamento os sintomas são mais acentuados, gerando maior desconforto e prolongamento da doença. O médico reitera que é necessário o uso de anti-inflamatório e, em alguns casos, o uso do antibiótico, além de lavar os olhos com soro fisiológico para higienização. O médico afirma que o doente deve evitar o contato direto com outras pessoas e reservar uma toalha de rosto ou de banho, por ser um vetor também de transmissão.
G1