Após anos de abandono e promessas não cumpridas, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou mais uma vez o Projeto Moradouro, agora, com outro nome, Villa Sanhauá. O prefeito Luciano Cartaxo chegou a abrir inscrições para o Projeto Moradouro em novembro de 2014, mas as obras não saíram do papel. Nesta quarta-feira, Luciano Cartaxo autorizou a reabilitação de oito casarões históricos da Rua João Suassuna, que serão ocupados por moradias e estabelecimentos comerciais.
Segundo a Prefeitura, todo o projeto foi elaborado por técnicos da Secretaria de Habitação Social (Semhab) e será desenvolvido com recursos próprios da administração municipal, orçado em R$ 4.211.934,00. Em março de 2015, a Prefeitura chegou a prometer que iniciaria as obras e que até dezembro daquele ano as moradias estariam prontas.
Agora, segundo estima a administração municipal, os oito casarões comportarão 17 unidades habitacionais e seis comerciais, além de um prédio destinado a uma instalação institucional da PMJP.
Com quatro anos e seis meses de gestão na Prefeitura de João Pessoa, Cartaxo ainda observa que o projeto já é esperado há mais de 14 anos pela população da Capital.
“Estamos finalmente tirando do papel um projeto já prometido por tanta gente, mas que só acontece agora porque tivemos paciência, tempo, maturidade e coragem para realizar”, afirmou Luciano Cartaxo.
O projeto foi analisado e autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional e Cultural Nacional (Iphan) e Estadual (Iphaep), pela Cagepa e pela Energisa, e respeita todas as normatizações técnicas. Uma das etapas do projeto consistiu no processo arqueológico, no qual foram recolhidos, através de escavações feitas nos casarões, diversos objetos históricos, principalmente em porcelana e cerâmica.