O prefeito Cícero Lucena confirmou a realização da terceira edição da Corrida Paraibana pelo Autismo, marcada para o dia 26 de abril, com expectativa de reunir cerca de 2 mil corredores no Busto de Tamandaré. A iniciativa tem como objetivo consolidar João Pessoa entre as capitais brasileiras que promovem uma das maiores provas de inclusão voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (13), durante encontro no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria, com a presença de representantes da Associação Paraibana de Autismo e do Instituto Pro Kids. Na ocasião, o gestor convocou a população a participar da corrida e a abraçar a causa, destacando que o evento integra a política pública inclusiva desenvolvida pela Prefeitura de João Pessoa.

“Este é um evento que se consolida como referência nacional. Cidades de todo o país têm demonstrado interesse em replicar a iniciativa, com o objetivo de conscientizar a sociedade e ampliar as oportunidades para crianças autistas e seus familiares. Aberta a atletas de todos os níveis, a corrida promove inclusão, respeito e bem-estar para todos os participantes”, afirmou o prefeito.
Cícero Lucena é detentor do prêmio Orgulho Autista Brasil, reconhecimento nacional concedido pelas políticas inclusivas implantadas na Capital paraibana. Entre as ações destacam-se a ampliação do acesso de crianças com TEA na Rede Municipal de Ensino, projetos como a “Tardezinha Inclusiva” e a própria Corrida pelo Autismo, realizada em parceria com entidades representativas e a sociedade civil organizada.

“Compartilhamos essa experiência com outros municípios paraibanos, como Itabaiana, Pilar e Guarabira. Em Campina Grande, estamos em fase de estruturação. Vários municípios têm nos procurado para discutir e planejar ações de inclusão social pela arte. A corrida dos autistas se insere nesse contexto de desenvolvimento da política de inclusão do prefeito Cícero Lucena. Contamos com diversos artistas, crianças e jovens autistas que possuem potencial para o mercado de trabalho”, afirmou Marcus Alves, diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
A presidente da Associação Paraibana de Autismo, Hosana Carneiro, disse que a prova é aberta ao público em geral, mas com espectativa de grande adesão entre os autistas – ano passado foram 300 deles participando, reunindo familiares e cumprido a missão de promover a inclusão. “A Prefeitura Municipal de João Pessoa tem sido parceira desde a primeira edição, assim como a Associação Paraibana de Autismo, a qual realiza o evento. No ano anterior, mães de pessoas com autismo participaram e se destacaram na corrida de 10 km. A iniciativa visa incentivar a prática esportiva e promover os benefícios da saúde”, destacou.
A corrida é um momento de celebração, inserido no mês de conscientização sobre o autismo, em abril. O ambiente da prova é planejado para ser acolhedor, com música, atividades recreativas e palhaços, visando o conforto dos participantes. “Como mãe de uma pessoa com autismo, compreendo a importância da participação deles e busco garantir um ambiente que atenda às suas necessidades. As famílias demonstram confiança, como evidenciado pela participação de mais de 300 pessoas com autismo no ano anterior”, completou Hosana Carneiro.
No encontro que formalizou a realização da Corrida Paraibana pelo Autismo, também participaram os secretários de Juventude, Esporte e Recreação Joãozinho Neto e Juliano Sucupira. Na ocasião, a adolescente Beatriz Cavalcante, com TEA, presenteou o prefeito Cícero Lucena com um quadro – uma criação artística fruto do seu talento com a pintura. Beatriz é uma das centenas de crianças e adolescentes acolhidas nas atividades do projeto “Tardezinha Inclusiva”.
Texto: Max Oliveira – Edição: Lilian Moraes – Fotografia: Stanley Talião