Notícias Internacionais

Trump ironiza líderes europeus, vaza mensagem de Macron e publica montagem sobre a Groenlândia

Trump aparece fixando a bandeira dos EUA na Groenlândia, ao lado de Marco Rubio e J. D. VanceTruth Social/@realDonaldTrump/Reprodução – 20.01.2026

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma série de publicações polêmicas em seu perfil na rede social Truth Social em que mira líderes europeus, entre eles o presidente francês, Emmanuel Macron, e o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.

Com as publicações, Trump reforça seu objetivo de controlar a Groenlândia, recusando-se a descartar a possibilidade de tomar a ilha do Ártico à força e atacando aliados, enquanto os líderes europeus se esforçam para reagir.

Mensagem privada de Macron – Na madrugada desta terça-feira (20), Trump publicou uma mensagem privada enviada pelo presidente Emmanuel Macron, na qual o francês se oferece para organizar uma cúpula do G7 na quinta-feira (22), em Paris, para debater a questão da Groenlândia. A informação foi confirmada pela assessoria do presidente francês.

No encontro, estariam presentes ainda ucranianos, dinamarqueses, sírios e russos. A reunião aconteceria após a cúpula em Davos, anunciada mais cedo também pelo americano, que deve contar com a presença de representantes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Na mensagem, Macron afirma que “não entende” a atitude de Trump em relação ao território, que o republicano tenta comprar.

“Estamos totalmente alinhados sobre a Síria. Podemos fazer grandes coisas em relação ao Irã. Vamos tentar construir grandes coisas”, escreveu o francês.

Macron finaliza a mensagem convidando Trump para um jantar em Paris no mesmo dia, antes do retorno do presidente aos Estados Unidos.

Antes de divulgar a conversa privada, Trump havia ameaçado Macron, na noite de segunda-feira (19), com a possibilidade de impor tarifas de importação de 200% sobre o vinho e o champanhe da França caso o país não entrasse no Conselho de Paz para a Faixa de Gaza, criado pelo estadunidense.

Bandeira americana na Groenlândia – Em meio à polêmica com lideranças europeias por conta do interesse americano na Groenlândia, Trump publicou, também nesta terça, duas imagens que demonstram sua intenção sobre a questão.

Em uma delas, Trump aparece fixando a bandeira dos Estados Unidos na Groenlândia, ao lado do secretário de Estado americano, Marco Rubio, e do vice-presidente J. D. Vance.

Em outra postagem, a Groenlândia, que é um país autônomo dentro do Reino da Dinamarca, aparece marcado em um mapa com a bandeira dos Estados Unidos, enquanto Trump fala a líderes da Europa na Casa Branca.

Crítica ao Reino Unido – Outro alvo de Trump foi o Reino Unido, criticado pelo presidente dos Estados Unidos após devolver a Ilha de Diego Garcia à antiga colônia inglesa de Ilhas Maurício, no Oceano Índico, “sem motivo algum”, segundo ele.

Diego Garcia abriga uma base militar americana, que Trump classificou como vital. “Não há dúvida de que China e Rússia notaram este ato de total fraqueza”, escreveu Trump.

https://truthsocial.com/@realDonaldTrump/115926047595803521

Mais popular