Notícias

Avião russo sancionado pelos EUA chega à Venezuela após pousar em Brasília

O cargueiro russo Ilyushin IL-76, operado pela empresa Aviacon Zitotrans — alvo de sanções dos Estados Unidos desde 2023 —, pousou em Caracas, na Venezuela, nesta quinta-feira (14/8), depois de deixar o Aeroporto Internacional de Brasília, conforme informações do site FlightRadar.

A Aviacon Zitotrans foi sancionada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA por transportar cargas para a Venezuela.

O cargueiro permaneceu em Brasília por três dias, de domingo (10/8) a quarta-feira (13/8), sem que a Força Aérea Brasileira (FAB) divulgasse o conteúdo da carga. A FAB informou que apenas o operador do voo tem conhecimento do material transportado.

Segundo reportagem do Metrópoles ouvindo um integrante da cúpula da FAB, a presença do cargueiro russo em solo brasileiro não fez parte de nenhuma operação militar conjunta entre Brasil e Rússia.

Após deixar Brasília, o IL-76 realizou escalas em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e em Bogotá, na Colômbia, antes de seguir para Caracas. A aeronave, de matrícula RA-78765, é sancionada pelos EUA por transportar armamentos para o regime de Nicolás Maduro.

Registros da ANAC não indicam pedido de voo comercial para a Aviacon Zitotrans, o que levantou suspeitas de se tratar de um voo diplomático. No entanto, nenhuma explicação oficial foi divulgada, mesmo com o avião permanecendo no pátio da Base Aérea de Brasília.

O histórico de voos de aeronaves de registro russo na região indica que o IL-76 pode seguir para Cuba ou retornar a Moscou após a parada em Caracas.

Foto: reprodução vídeo; Fontes: Metrópoles; Aeroin

Mais popular