O general Gonçalves Dias acaba de pedir demissão e não é mais o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
Segundo informações, Lula convocou uma reunião de emergência para discutir o assunto com ministros, onde foi batido o martelo em torno da saída do general.
O PT não contava com o surgimento de novas imagens do 8 de janeiro que mostram o estranho comportamento do General Gonçalves Dias.
O vídeo, divulgado pela CNN Brasil, mostra imagens de dentro do Palácio do Planalto onde é possível identificar vários integrantes do GSI, inclusive, o próprio general.
“Quanto as afirmações de que agentes do GSI teriam colaborado com os invasores do Palácio do Planalto, informa-se que as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada no âmbito deste Ministério e se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados”, diz o gabinete, em nota.
A Secretaria de Comunicação da Presidência da República, também em nota, afirma que todos os envolvidos em atos criminosos no dia 8 de janeiro, civis ou militares, estão sendo identificados pela Polícia Federal e apresentados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.