Invasão da Ucrânia pela Rússia

Biden marca reunião com Xi Jinping para falar sobre a Rússia

O presidente dos EUA, Joe Biden, vai conversar com o secretário-geral do Partido Comunista da China, Xi Jinping, sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia. A reunião será amanhã, informou nesta quinta-feira, 17, a Casa Branca.

“Os dois líderes discutirão sobre a competição entre nossos países e também sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia, entre outros assuntos”, declarou a porta-voz do governo Biden, Jen Psaki, em um comunicado.

As duas potências adversárias políticas e econômicas têm adotado posturas diferentes desde o início da invasão militar da Rússia na Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro. Os Estados Unidos já anunciaram pacotes de sanções financeiras severas aos invasores. Na quarta-feira 16, Joe Biden se referiu ao presidente russo Vladimir Putin como um “criminoso de guerra”.

Biden estava conversando com jornalistas na Casa Branca, quando uma repórter o interpelou: “Senhor presidente, depois de tudo que estamos vendo, você está pronto para chamar Putin de criminoso de guerra?”. Ele respondeu que não. Na sequência, outra profissional perguntou se Biden irá para a Polônia, onde há um fluxo de refugiados partindo da Ucrânia. Ele, então, voltou à primeira repórter e disse: “Ah, penso que Putin é um criminoso de guerra”.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, respondeu ao comentário do presidente norte-americano. “É inaceitável, de uma retórica imperdoável”, disse, segundo reportagem da agência de notícias russa TASS.

Por sua vez, a China tem evitado um posicionamento mais assertivo sobre a questão. O governo de Pequim se recusou a condenar a aliada Rússia pela invasão da Ucrânia, enquanto manifestou que a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para o leste contribuiu para a escalada das tensões na região.

A última conversa entre Biden e Xi Jinping aconteceu num encontro virtual que durou mais de três horas em novembro de 2021. O telefonema marcado para esta sexta-feira ocorre dias depois de uma longa e tensa reunião entre representantes dos dois países em Roma, também para discutir a invasão da Ucrânia.

Revista Oeste

Mais popular