A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa, iniciou a ação de teste rápido em domicílio neste domingo (26). A estratégia foi elaborada após a chegada do primeiro lote das 310 mil unidades de teste rápido compradas pelo Governo da Paraíba, com recursos próprios, para serem aplicadas na população. A SES repassou 3 mil testes para a capital e, em contrapartida, o município entrou com a equipe de testagem.
De acordo com a secretária executiva da Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, a SES distribuiu as 20 mil unidades entre 36 municípios, priorizando a região metropolitana da capital que detém mais de 80% dos casos do novo coronavírus (Covid-19). Ela explica que a estratégia adotada em João Pessoa, em parceria com a SMS, foi a testagem em domicílio, para evitar aglomerações.
“Enviamos para a secretaria municipal 3 mil testes rápidos e colocamos junto a eles profissionais do estado para auxiliar com a metodologia adotada. As pessoas que serão testadas são aquelas com tempo de sintomas acima de sete dias e que foram notificadas com Síndrome Gripal pela central de atendimento do município no período entre 17 de março e 17 de abril. Para todos os 36 municípios tivemos a mesma contrapartida. Enviamos os testes adquiridos com recursos do Estado e eles vão arcar com os EPIs e as testagens”, pontua.
O objetivo da estratégia é mensurar o número de indivíduos de Síndrome Gripal infectados pelo Covid-19 e saber como se comporta a doença na capital, a área mais afetada da Paraíba. Com isso, o Estado e o município esperam obter dados que possam auxiliar na tomada de decisão de estratégias para o enfrentamento da pandemia. A testagem será realizada por 30 equipes de saúde no período de 26 a 30 de abril.