A pirralha e ativista sueca Greta Thunberg foi eleita “Pessoa do Ano” pela revista Time. Aos 16 anos, a adolescente é a personalidade mais nova a ser indicada individualmente ao título.
A ambientalista concorreu com nomes como a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, os manifestantes pró-democracia de Hong Kong e o presidente dos EUA, Donald Trump.
.@GretaThunberg is TIME's 2019 Person of the Year #TIMEPOY https://t.co/YZ7U6Up76v pic.twitter.com/SWALBfeGl6
— TIME (@TIME) December 11, 2019
Greta ganhou notoriedade por sua defesa do meio-ambiente. Em agosto de 20018, a jovem deixou de ir às aulas todas as sextas-feiras para protestar contra o aquecimento global em frente ao parlamento sueco. A manifestação solitária ganhou apoio nas redes sociais, repercutindo sob a hashtag “Fridays For Future”.
Desde que iniciou os protestos, a ativista foi convidada a discursar em diversos eventos internacionais, tais como a COP24, Fórum Econômico Mundial e a Conferência do Clima da ONU. Neste último, ela acusou os líderes mundiais de terem traído sua geração pela falta de comprometimento com as ações necessárias para reverter as mudanças climáticas.
Pirralha – Questionado sobre o assassinato de dois indígenas da etnia guajajara no no Maranhão, o presidente Jair Bolsonaro se referiu à jovem usando um termo comum, mas que chamou a atenção, nesta terça-feira (10). “A Greta já falou que os índios morreram porque estavam defendendo a Amazônia. É impressionante a imprensa dar espaço para uma pirralha dessa aí, disse”.